Não importa o quão bom é o capacete que decidimos comprar se não o usarmos bem ajustado e bem adaptado à nossa cabeça: não nos protege como deveria. Eis algumas dicas vão ajudá-lo:
Colocar o capacete
Abra bem o interior do capacete pelas correias, coloque a parte inferior traseira na nuca e depois empurre o capacete para a frente. É neste processo que habitualmente se comete um erro, pois a tendência é colocar o capacete pela parte frontal da cabeça e só depois a parte de trás.
Ajustar o capacete
Uma vez introduzido, ajuste-o bem para ter uma boa visão e para que a frente esteja alinhada com a mandíbula inferior. O capacete deve estar bem ajustado, por isso é essencial que no ato da compra seja escolhido o tamanho correto.
Fechar o capacete
Aperte bem o capacete. Existem diferentes tipos de fixações de capacetes. Os mais comuns são os de alça e os de fecho. Embora os de fecho sejam mais confortáveis e rápidos, são menos recomendados, já que em caso de acidente o plástico pode quebrar-se e fazer saltar o capacete. Já os de alça dificilmente irão quebrar.
Se o seu capacete for do primeiro tipo, insira a alça nos dois anéis e passe-a novamente pelo anel grande. Para que fique bem preso, use a fita vermelha no anel para apertar a alça e aperte a alça no botão. Para seu conforto, verifique a pressão das tiras, devendo caber um dedo entre a tira e o pescoço.
Veja o vídeo: