ACP-BP

Pub

Chineses em destaque nos testes do Euro NCAP

| Revista ACP

Modelos asiáticos entraram de rompante no panorama europeu da segurança dos veículos e continuam a consolidar bons resultados.  

byd-NCAP

O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira os resultados dos testes de segurança de três automóveis familiares elétricos chineses: BYD Seal, XPENG P7 e BYD Dolphin. Estes automóveis fizeram a sua primeira aparição no mercado europeu, com o BYD Seal a ter por objetivo a disputa dos principais compradores de Tesla, o XPENG P7 a revelar grande autonomia para longas distâncias e o BYD Dolphin a sublinhar a sua relação qualidade/preço. No banco de testes do Euro NCAP, todos estes automóveis obtiveram classificações de cinco estrelas nos testes mais rigorosos do programa até à data. Os fabricantes europeus mantêm-se ativos, com o Mercedes Classe E e o Mercedes EQE SUV a obterem ambos a classificação de "muito bom" para os seus sistemas de assistência em estrada.

No atual mercado automóvel europeu, cada vez mais super-competitivo, os fabricantes chineses estão ansiosos por demonstrar que os seus automóveis estão à altura das marcas mais estabelecidas. E os automóveis apresentados mostram que a segurança é uma das áreas em que competem, para benefício dos compradores de automóveis. Todos os três obtiveram a classificação máxima de estrelas do Euro NCAP, com pouco a diferenciar entre eles, particularmente nas áreas de proteção contra colisões de adultos e crianças. E todos os três estão bem equipados com uma impressionante gama de tecnologias de segurança, incluindo assistência na faixa de rodagem e na velocidade.

As condições climatéricas europeias em 2023 justificam a mais recente evolução da classificação de segurança do Euro NCAP, que inclui duas avaliações importantes relacionadas com a alteração das temperaturas e dos padrões climatéricos em resultado das alterações climáticas. Os fabricantes são encorajados a instalar o sistema de deteção da presença de crianças (Child Presence Detetion, CPD na sua sigla em inglês), um sistema que emite um aviso quando reconhece que uma criança ou um bebé foi deixado no automóvel. Este sistema é particularmente crucial nos meses quentes de verão, quando os automóveis podem ficar sobreaquecidos, condições que provavelmente se tornarão mais comuns.

O Euro NCAP foi a primeira organização a nível mundial a desenvolver requisitos técnicos para os sistemas de deteção da presença de crianças e, atualmente, avalia regularmente o seu desempenho. Como resultado, os sistemas CPD estão a tornar-se cada vez mais comuns e tanto o BYD Seal como o Dolphin estão equipados com o sistema, enquanto o XPENG P7 não dispõe atualmente de deteção da presença de crianças.

As condições de tempestades fortes e inundações repentinas podem criar condições de condução particularmente perigosas na estrada e a possível situação aterradora de submersão do veículo. A atualização de 2023 da classificação do Euro NCAP também inclui uma avaliação deste cenário. Esta avaliação consiste em dois testes: o primeiro avalia o desbloqueio automático das portas do veículo quando este se encontra debaixo de água e o segundo analisa a duração do funcionamento dos vidros elétricos após a submersão. Tanto o BYD como o XPENG obtiveram alguns pontos nesta parte da avaliação, mostrando mais uma vez que o Euro NCAP promove uma rivalidade que beneficia o público comprador de automóveis.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Mas os fabricantes europeus também permanecem na vanguarda da tecnologia, e a tecnologia de Condução Assistida continua a evoluir rapidamente. Dois automóveis da Mercedes-Benz - o Classe E e o SUV EQE - foram classificados como "Muito Bom" nas avaliações finais do Euro NCAP antes de os seus requisitos se tornarem mais alargados e exigentes em 2024.

Segundo Secretário-Geral do Euro NCAP, "a concorrência entre os fabricantes de automóveis é a força motriz do sucesso do Euro NCAP. Nenhum fabricante pode dar-se ao luxo de ficar para trás no que respeita à segurança, e esta é a motivação para a inovação". Michiel van Ratingen reconhece que "as novas marcas chinesas começaram a trabalhar a todo o vapor, reconhecendo que os compradores de automóveis europeus não abdicam da segurança. Mas a tecnologia está a evoluir mais rapidamente do que nunca e áreas como a Condução Assistida abrem novas áreas para a concorrência, e o Euro NCAP assegurará que estas novas tecnologias sejam introduzidas de forma a concretizar todos os seus benefícios em termos de segurança".

scroll up