ACP-BP

Pub

Braga vai requalificar a Avenida da Liberdade

| Revista ACP

Autarquia intervém no túnel e na principal avenida da cidade, com reforço da pedonalização, acessibilidade e segurança.  

Avenida-da-Liberdade-de-Braga-em-HDR

O Município de Braga vai realizar uma intervenção profunda em duas das mais importantes vias da cidade reforçando a pedonalização e acessibilidade e a segurança rodoviária.

O Túnel da Avenida será alvo de uma intervenção de fundo por forma a melhorar as condições de segurança e de circulação rodoviária, sendo também valorizado do ponto de vista estético com pinturas e arranjos. Para diminuir o impacto na vida dos cidadãos, ambas as obras de requalificação vão decorrer parcialmente em simultâneo, já que são duas vias estruturantes diretamente ligadas.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A Avenida da Liberdade será intervencionada desde o cruzamento com a rua do Raio até à rotunda de S. João da Ponte, totalizando 850 metros. Prevê a inserção de vias cicláveis autónomas em relação à faixa de rodagem, novas travessias pedonais sobrelevadas ao nível dos passeios, eliminação de barreiras à circulação inclusiva, plantação de árvores, semáforos inteligentes e várias melhorias em termos de mobilidade e segurança. 

Esta intervenção vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade e de qualidade de vida da cidade e na diminuição significativa das emissões de gases, quer pela redução das velocidades praticadas, quer pelo aumento da área permeável com inserção de novas componentes vegetais, incluindo novas árvores.

As paragens de transporte público terão plataformas de embarque elevadas para facilitar o acesso aos autocarros. O projeto prevê a implantação de novo mobiliário urbano, iluminação pública, sinalização e demais infraestruturas, bem como serão instalados canteiros com novas plantas que não exigirão sistema de rega. As duas passagens inferiores (túneis) que se encontram junto à Avenida João XXI / Avenida Imaculada Conceição serão eliminadas e substituídas por travessias pedonais de nível. O ACP integra o Conselho Consultivo de Mobilidade da Câmara Municipal de Braga. 

scroll up