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BMW X5 a hidrogénio inicia produção

| Revista ACP

Com planos para avançar no final de 2022 a marca alemã promete lançar o iX5 Hydrogen.

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Segundo a BMW de início será uma venda em pequena escala, mas este será um passo fundamental no futuro da marca. Trata-se de SUV que recorre a uma pilha de combustível, fuel cell, de hidrogénio para gerar a eletricidade que alimenta o motor elétrico.

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A aposta da marca alemã no hidrogénio não é recente visto que a sua fábrica de Munique já andava a testar estes sistemas desde o desenvolvimento do BMW i3 e i8. É um SUV 100% elétrico alimentado por hidrogénio, que segundo os engenheiros da marca prometem ser a fonte de energia essencial para o alcance da neutralidade climática. É uma tecnologia perfeitamente testada e aprovada que agora devido aos avanços tecnológicos pode ser enquadrada em modelos de produção.

Este SUV tem por base a plataforma do atual X5 onde é depositada a pilha de combustível, o motor elétrico e os dois tanques de hidrogénio. A unidade elétrica é um iDrive de quinta geração e alcança um máximo de 374 cavalos. Duas grandes vantagens deste modelo são os reabastecimentos dos depósitos, uma operação que demora apenas quatro minutos, uma grande vantagem face aos modelos elétricos, bem como o peso total SUV ser bastante mais baixo que o equivalente eletrificado.

Relativamente ao seu preço ainda não se sabe quanto vai custar o novo iX5 e a rede de abastecimento de hidrogénio ainda não está garantida em Portugal. No entanto a tecnologia do fuel cell é um caminho ecológico que reduz os problemas de autonomia limitada, comum nos modelos elétricos.

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