ACP-BP

Pub

As 5 marcas mais discutidas nas redes sociais em 2021

| Revista ACP

Por boas ou más razões, sobre produção ou desporto, foram várias as discussões nas redes sociais que envolveram marcas automóveis.

Os efeitos duros da COVID-19 e da escassez de semicondutores (chips) continuam a afectar a indústria automóvel, o que levou a uma lacuna entre a oferta e a procura devido à produção lenta de veículos desde 2020, numa altura em que os fabricantes de automóveis a nível mundial procuram tornar-se eléctricos. Neste contexto, a Tesla lidera entre as 5 empresas automóveis mais mencionadas, com base nas conversas de "social media" do Twitter e Reddit em 2021 (dados até 17 de novembro), de acordo com a GlobalData, que recolheu estes dados nas duas redes que, juntas, têm cerca de 900 milhões de utilizadores ativos.

De acordo com essa recolha, os restantes quatro primeiros lugares são ocupados pela Toyota , Daimler (Mercedez-Benz), Honda, Ferrari. Segundo Smitarani Tripathy, Analista Influenciador da GlobalData, "o veículo eléctrico foi o tema mais mencionado entre as discussões nas redes sociais sobre as principais empresas automóveis em 2021, um tema que registou um aumento de 200% nas menções em relação ao ano anterior, destacando-se a crescente popularidade dos veículos eléctricos entre as empresas e os consumidores, com enfoque na obtenção de baixas emissões de carbono para reduzir o impacto no clima".

Eis a lista e os motivos de conversa: 

1. Tesla | 461, 200 discussões

A 'Tesla' foi a empresa automóvel mais discutida entre os influenciadores do Twitter e os do Reddit em 2021. A empresa de Elon Musk conseguiu um aumento de 130% nas conversas nas redes sociais em relação a 2020. As discussões em torno da Tesla foram mais acesas quando a sua capitalização de mercado atingiu 1 trilião de dólares após o anúncio pela empresa de aluguer de automóveis Hertz Global Holdings Inc. de comprar os 100.000 EV da Tesla. Também o facto do Model 3 da Tesla ter sido coroado como o carro mais vendido na Europa ajudou à discussão.

 

2. Toyota | 143, 400 + discussões

A Toyota ganhou cerca mais cerca de 50% nas discussões dos meios de comunicação social em 2021, ao longo de 2020 e emergiu como a segunda empresa automóvel mais discutida. As menções à Toyota dispararam quando a empresa revelou a sua pickup Tundra redesenhada com um novo motor híbrido. As comparações com a concorrência da Chevrolet, Ford e Ram foram dominantes. Outro pico nas conversas nos meios de comunicação social foi registado quando a empresa anunciou o corte de produção devido à escassez de semicondutores, juntamente com o súbito surto de casos COVID-19 em países críticos para a produção.

 

3. Daimler | 137.000 + discussões

A Daimler manteve a sua posição como terceira empresa automóvel mais discutida, após o lançamento do relatório financeiro do 1º quadrimestre e a revelação da primeira berlina eléctrica, o Mercedes-Benz EQS. A empresa divulgou um aumento de 13% nas vendas totais de veículos em comparação com o ano anterior durante o mesmo período. Também os mais de 750 km de autonomia do EQS alimentou as conversas nas redes sociais.

 

4. Honda | 116.700 + discussões

As discussões nas redes sociais em torno da Honda Motor estiveram principalmente relacionadas com o anúncio da empresa de lançar nos Estados Unidos dois SUV elétricos em 2024. Muito discutido foi também o lançamento do Honda Legend, que está equipado com Honda Sensing Elite, o primeiro carro autónomo de nível 3 no mercado automóvel mundial.

 

5. Ferrari | 100.500 + discussões

As discussões em torno da 'Ferrari' caíram 40% em 2021, face a 2020. No ano passado as conversas foram amplamente dominadas pelo desempenho decepcionante da Ferrari na Fórmula 1, uma vez que esta caiu para os mínimos de pontuação na sua longa história na disciplina máxima do desporto automóvel. Em 2021, foram várias as discussões de novo em torno da F1 e o piloto Charles Leclerc. Mas também foi muito discutido o desportivo híbrido V6  da Ferrari, o '296 GTB'.

scroll up