Antonio Filosa é o novo presidente executivo (CEO) da Stellantis. O gestor italiano sucede a Carlos Tavares, que saiu em dezembro na sequência de maus resultados financeiros trimestrais.
Após meses de especulação sobre quem assumiria a liderança executiva da fabricante automóvel, a solução foi encontrada dentro de portas.
Antonio Filosa era até agora o administrador responsável pelas operações (COO) da Stellantis na América do Norte e na América do Sul, tendo sido escolhido em fevereiro para chefiar um novo departamento global de qualidade.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Com uma carreira de mais de 25 anos ligada à indústria automóvel, Filosa começou na Fiat em 1999. Na Stellantis, o gestor natural de Nápoles ganhou relevância com a bem-sucedida introdução da Jeep no Brasil e com a reorganização da operação nos EUA.
O novo CEO inicia funções a 23 de junho. Jonh Elkann, chairman executivo do grupo que desde dezembro assumia interinamente os destinos da Stellantis, vai voltar a focar-se apenas nos trabalhos do conselho de administração.
A Stellantis controla 14 marcas na Europa e na América, como Fiat, Citroen, Peugeot, Opel, Chrysler e Jeep.