Pioneira durante muitos anos no mundo dos elétricos, a Tesla tem vindo a perder terreno para a concorrência. O problema agravou-se com as controvérsias políticas de Elon Musk, com a marca a sair penalizada nas vendas no Velho Continente.
Os acionistas avançaram com um processo contra o magnata sul-africano, que reside nos EUA há três décadas.
Para nos ajudar a compreender a situação que a fabricante norte-americana atravessa ouvimos António Alvarenga, economista especialista em estratégia empresarial e professor da Nova SBE, e Ricardo Monteiro, antigo presidente da Havas Worldwide e especialista em comunicação.
“Tudo o que aconteça a Musk, de alguma forma, para o bem e para o mal, vai afetar a marca da Tesla”, afirma António Alvarenga, que lembra que um carro pode ser também uma “escolha pessoal” que reflete “as opções” de quem compra.
Para o economista, a Tesla que apresentou até há pouco um perfil “inovador” e “disruptivo”, criando um paradigma, sofre com a imagem pública do seu principal acionista, Elon Musk.
“Mudar a perceção pública de Elon Musk também afeta as escolhas dos consumidores”, refere.
Estudos recentes indicam que a Tesla perdeu apelo entre os denominados “compradores progressistas", tradicionalmente mais alinhados com causas ambientais. Os discursos polarizados e as decisões controversas, quando fazia parte do governo de Donald Trump, alteraram perceções.
Para Ricardo Monteiro, a discussão sobre o que se passa com a Tesla deve incidir sobre outro ângulo.
“Não se fala do impacto que teve o afastamento de Musk na gestão da empresa fabricante dos carros Tesla. É que estes seis meses de distração [tempo em que esteve a trabalhar com o presidente dos EUA] fizeram com que a Tesla, que era sem dúvida a empresa mais desenvolvida do ponto de vista do desenvolvimento das baterias e da tecnologia do automóvel elétrico, caísse para trás. Neste momento, a tecnologia que era pioneira foi completamente suplantada pela tecnologia dos grandes fabricantes de automóveis elétricos chineses”, argumenta o especialista.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.