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15 modelos com 5 estrelas no Euro NCAP

| Revista ACP

Na avaliação de segurança a 16 modelos, apenas um se ficou pelas 4 estrelas, devido aos resultados nos testes de colisão frontal. 

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O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira os resultados da sua maior bateria de testes realizada este ano e os resultados foram animadores com 15 dos modelos testados a atingir a classificação máxima.

Apesar de ter sido testada uma vasta gama de veículos numa vasta gama de classes, os resultados mostram a determinação dos fabricantes em cumprir os protocolos de segurança do Euro NCAP para este ano. Em 2023, os protocolos vão ter alterações, com crítérios mais rígidos para os fabricantes, onde devem considerar também os restantes utilizadores da estrada nos seus sitemas de proteção, em conformidade com a Visão 2030 do Euro NCAP.

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Entre os automóveis agora testados, incluem-se dois modelos eléctricos, o Tesla Model S e o novo NIO ET7, que obtiveram as melhores notas na classificação do Green NCAP na semana passada.

As melhores pontuações obtidas nos testes Euro NCAP, com as notáveis classificações máximas em Safety Assist, ajudam ao bom perfil e reputação destes dois modelos. Também foram divulgados os resultados de cinco estrelas para o tão esperado Toyota bZ4X, o primeiro totalmente elétrico da marca japonesa, o mesmo acontecendo ao seu "gémeo" Subaru Solterra (as duas marcas partilham design e tecnologia). O DS 9, um grande carro familiar, alcançou quatro estrelas, em parte devido a uma penalização no teste de compensação frontal.

Outros modelos que obtiveram 5 estrelas foram o Hyundai IONIQ 6, com uma pontuação louvável de 97% na Protecção de Adultos; o Honda Civic e ainda o Toyota Corolla Cross, bem como o Nissan Ariya e o seu irmão maior, o Nissan X Trail (classificação 2021 atribuída a partir do Nissan Qashqai no ano passado). O Renault Austral, o Range Rover e o mais desportivo Range Rover Sport, também obtiveram as desejadas cinco estrelas.

Para além do NIO ET7, dois outros carros chineses alcançaram a pontuação máxima nos testes deste mês - o novo veículo de pequeno porte inteligente #1, agora propriedade conjunta da empresa automóvel Geely, e outro pequeno veículo de pequeno porte, o apelativo WEY Coffee 02.

Constata-se que os fabricantes estão interessados em alcançar boas pontuações nos testes deste ano, uma vez que os protocolos do próximo ano se tornarão mais rigorosos e proporcionarão maiores desafios para o desenvolvimento de veículos. Em 2023, de acordo com a sua Visão 2030, o Euro NCAP vai centrar-se numa série de novos aspectos. Por exemplo, vão ser implementados protocolos de travagem de emergência autónoma (AEB) para motociclos, bem como novos cenários de segurança passiva para peões e ciclistas, alargando a área onde estes dois utilizadores vulneráveis podem interagir com um veículo em caso de impacto. "Este é um progresso necessário em matéria de segurança para outros utentes da estrada, e estamos a colaborar estreitamente com a indústria para assegurar o cumprimento dos objectivos da Visão Zero e o cumprimento das exigências dos protocolos", explicou o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen.

Para encorajar desenvolvimentos e actualizações de segurança dos seus veículos para melhor proteger os consumidores, o Euro NCAP permite que os fabricantes de automóveis coloquem novamente em teste um modelo já testado, permitindo reavaliá-lo para uma nova classificação, na sequência de melhorias significativas de segurança.

Foi o caso de alguns veículos em 2022 que incluem o Volkswagen Golf, testado pela primeira vez em 2019, cujo resultado foi publicado no mês passado, e o Isuzu D-Max Crew Cab, publicado no lançamento deste mês. Originalmente com uma classificação de cinco estrelas em 2020, foram agora feitos novos testes para avaliar o renovado airbag de joelho do condutor. As leituras do "Test Dummy" indicam apenas uma melhoria marginal, embora o impacto na pontuação do teste seja maior, pelo que a Isuzu foi incapaz de demonstrar qualquer melhoria significativa para os seus veículos de condução à esquerda.

Embora a classificação de cinco estrelas do D-MAX seja mantida, mesmo com o desempenho mais fraco do carro de condução à esquerda, a abordagem da Isuzu contrasta com a da Volkswagen, por exemplo, que fez melhorias significativas no Golf para alcançar uma classificação de cinco estrelas em relação aos protocolos actuais.

"O Euro NCAP está interessado em trabalhar em estreita colaboração com os fabricantes para garantir que fornecemos um quadro de melhoria de desempenho de segurança dos seus automóveis. No entanto, é importante que estes mesmos fabricantes não utilizem a validade de seis anos da classificação simplesmente como uma oportunidade comercial estratégica para satisfazer os consumidores. Os fabricantes devem mostrar-nos que estão empenhados em fazer uma verdadeira diferença na segurança", lembrou o secretário-geral do Euro NCAP.

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