ACP-BP

Pub

Trump vai gostar da nova fábrica da Mazda e Toyota nos EUA

| Revista ACP

A joint venture representa um investimento de 1.600 milhões de dólares e capacidade para dar emprego a 4.000 pessoas. 

donald trump_1920

A Mazda e a Toyota elegem o Estado do Alabama para uma nova fábrica a construir nos EUA. A futura unidade fabril vai ter capacidade para produzir 300.000 veículos por ano, divididos uniformemente entre duas linhas para que cada empresa possa fazer os seus modelos: um futuro crossover que a Mazda irá introduzir no mercado norte-americano e o Toyota Corolla.

A joint venture representa um investimento de 1.600 milhões de dólares, valor que a Mazda e a Toyota planeiam fazer com contribuições de financiamento idênticas. O local escolhido para a nova fábrica é Huntsville, a aproximadamente 22,5 km da fábrica da Toyota em Alabama (Toyota Motor Manufacturing, Alabama, Inc.), nela prevendo-se a criação de até 4.000 postos de trabalho, sendo que a produção deverá arrancar em 2021.

Para a Mazda, a fábrica surge na sequência de um ano muito significativo que marcará o início do segundo século das suas operações e da segunda metade de um século de vendas nos EUA. A Mazda amplia, assim, o seu compromisso para com o mercado dos EUA e irá concentrar os esforços em termos de produção e aumentar as vendas no país.

No caso da Toyota, este projeto conjunto significa a sua 11ª instalação fabril nos EUA e representa novo compromisso para com o país, num reforço adicional ao investimento de 10.000 milhões de dólares, a fazer ao longo de cinco anos, anunciado em janeiro de 2017.

O Estado do Alabama é o quinto maior produtor de automóveis e veículos comerciais ligeiros dos EUA, contando com uma forte presença no fabrico automóvel, incluindo a fábrica de motores da Toyota em Huntsville, onde a marca emprega uma equipa de 1.400 elementos. Com mais de 150 fornecedores automóveis de 1º e 2º nível nesse Estado, bem como outros construtores, o Alabama é responsável por cerca de 57.000 empregos na indústria automóvel.

De referir que ainda há um ano o presidente norte-americano Donald Trump atacou alguns construtores do setor automóvel ao condenar o fabrico de veículos fora dos EUA e a sua posterior venda no país, ameaçando-os de com isso correrem o risco de virem a pagar elevados impostos aduaneiros por isso. Assim sendo, o anúncio da construção desta nova fábrica no Alabama por parte da Mazda e Toyota vai deixar Trump satisfeito.

scroll up