WRC Vodafone Rally de Portugal 2010 com retorno recorde para Portugal

WRC Vodafone Rally de Portugal 2010 com retorno recorde para Portugal

O WRC Vodafone Rally de Portugal deste ano, que teve lugar entre
27 e 30 de Maio, no Baixo Alentejo e Algarve trouxe um retorno de
mais de 85 milhões de euros, resultado ímpar em provas desportivas realizadas no País, só superado pelo Euro 2004.

De acordo com o Estudo do Impacto do WRC Vodafone Rally de Portugal 2010: Economia e Imagem, levado a cabo pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, só em despesa directa – gastos em dormidas e refeições – registaram-se mais de 50 milhões de euros naquela zona do País.

O evento desportivo organizado pelo ACP expandiu a tradicional época turística para mais de 25% dos adeptos, bem como aumentou a procura turística no destino, movimentando no seu total mais de 375 mil espectadores do rally.

No âmbito do retorno indirecto, através da exposição mediática do evento na Comunicação Social nacional e estrangeira (AEVAdvertising Equivalent Value), estima-se em 35 milhões de euros, 27 dos quais através das televisões internacionais.

Contas feitas, 85,199 milhões de euros é um resultado recorde nas provas desportivas levadas a cabo em Portugal. A imagem e a promoção turística do País graças à realização deste evento são motivos de orgulho para o ACP, que tem como patrocinadores públicos da prova o Turismo de Portugal e o Instituto do Desporto, que contribuem cada um com um milhão de euros, o que prova ser um excelente investimento do Estado na promoção turística e na economia.

Lisboa, 9 de Novembro de 2010.

scroll up