Novo Nissan Qashqai chega no verão e está pronto para mais proezas

|AUTOCLUBE

Montras de tecnologias proporcionam novas experiências de condução assentes numa nova plataforma e novas motorizações.

All-New-Nissan-Qashqai-840

Começou em 2006 uma história de sucesso para o Nissan Qashqai, um automóvel familiar e polivalente, que desencadeou a moda SUV por todo o mundo. Para a marca, o Qashqai não foi apenas uma criação bem conseguida, que transformou o modelo numa referência, mas sim um novo fôlego para o construtor nipónico.

Agora, a 3ª geração do Qashqai aposta forte nas novas tecnologias, motorizações mais atuais e amigas do ambiente, sem alterar substancialmente o formato de um automóvel que obteve conquistas demasiado importantes para a Nissan. Uma nova plataforma (CMF-C) da Aliança acolhe novas tecnologias, motorizações atualizadas, com referência especial à estreia na Nissan da tecnologia Mild-hybrid, transformando o novo Qashqai num automóvel espaçoso e confortável.

O conceito de linhas da Nissan Design Europe, responsável pela escultura do Qashqai, manteve a atração visual que o transformou no SUV mais vendido na Europa. Tecnologias avançadas em múltiplos cenários, onde a condução autónoma alcançou novos patamares, juntamente com soluções inteligentes ao nível da segurança e ajudas à condução, transformam o novo Qashqai num automóvel apetecível, que também sofreu alterações profundas ao nível do ambiente interior, com maior qualidade, e das portas traseiras abrirem agora a 90º para facilitar a acessibilidade.

Nas motorizações o salto do Qashqai foi surpreendente. O bloco 1.3 DiG-T a gasolina pode oferecer potências de 138 e 156 cavalos, com tecnologia Mild-hybrid. Mas é a estreia da motorização e-Power que faz o novo Qashqai tirar partido das tecnologias elétricas do Leaf, aliando um motor de combustão a gasolina de 1,5 litros com 154 cv a um motor elétrico de 140 KW, sem que seja necessário carregar as baterias. A potência final é de 188 cv.

Para esta nova geração, a Nissan manteve os princípios orientadores que impulsionaram o conceito, engenharia e desenvolvimento das duas anteriores gerações. Apesar das suas formas permitirem que seja imediatamente reconhecido como um Qashqai, a terceira geração é mais robusta, esguia e moderna. No exterior, a postura da carroçaria melhorada do Qashqai é mais determinada, com a introdução de linhas de ombro proeminentes, distância entre eixos alargada e pela primeira vez no Qashqai, imponentes jantes de liga leve de 20 polegadas. A distância entre eixos aumentou 20mm para um comprimento total com mais 35mm; também cresceu 25mm em altura e a largura aumentou 32mm, um crescimento geral que lhe confere uma presença ainda mais marcante na estrada.

scroll up