ACP-BP

Pub

Europa vai produzir baterias para elétricos

| Revista ACP

A sueca Northvolt é a primeira fábrica europeia de baterias e já arrancou com a sua produção.

Northvolt-Baterias-900

Na Europa, a indústria automóvel vai deixar de depender de países como o China ou Coreia do Sul no fornecimento de baterias destinadas aos veículos elétricos. Isto porque o Velho Continente já tem a sua primeira fábrica de baterias. Chama-se Northvolt e localiza-se na Suécia.

Criada pelo ex-executivo da Tesla, Peter Carlsson, a fábrica iniciou a sua produção e os seus primeiros clientes são as marcas da BMW, Volvo e o Grupo VW. Está prevista a instalação de uma segunda unidade em Salzgitter, na Alemanha, fruto da associação da Northvolt com a VW, em que os suecos deverão ser parceiros técnicos do grupo germânico.

Às duas fábricas da Northvolt vai juntar-se uma terceira, que a Tesla vai instalar na Gigafactory Berlim. Também a Mercedes planeia instalar a sua fábrica de baterias na Alemanha em parceria com os chineses da Farasis.

Em França, as duas primeiras unidades vão surgir através da Renault em associação com a Verkor e outra com os chineses da Envision. Já a Stellantis juntou-se à Total para criar fábricas em França e na Alemanha, através de uma nova empresa, a ACC, a que a Mercedes se quis aliar, adquirindo 33% da companhia.

A Northvolt é ainda parceira em partes iguais da Galp para a construção de uma fábrica para a refinação e tratamento do lítio a extrair das minas do Barroso, consideradas as de maior potencial em território europeu.

Com esta parceria e um investimento de 700 milhões de euros, as duas empresas esperam produzir 35 mil toneladas de hidróxido de lítio anuais, o essencial para produzir as células necessárias para as baterias de 700.000 veículos eléctricos por ano.

scroll up