ACP-BP

Pub

Euro NCAP testou sete modelos

| Revista ACP

Stelvio, i30, Insignia, Ibiza, Arteon, Civic e o Mustang foram alvo de testes de segurança. Nem todos tiverem cinco estrelas.

euro ncap_ibiza

A Euro NCAP publicou esta quarta-feira as classificações de segurança de seis carros novos e ainda a classificação do renovado Ford Mustang. Alfa Romeo Stelvio, Hyundai i30, Opel Insignia, SEAT Ibiza e VW Arteon foram todos classificados cinco estrelas, o resultado mais elevado; Já o novo Civic da Honda recebeu quatro estrelas, ao passo que o potente Mustang, da Ford, quedou-se pelas três estrelas.

O luxuoso VW Arteon teve um bom desempenho em todas as áreas de avaliação, tornando-se até o veículo executivo que, até esta data, maior pontuação conquistou no campo da Proteção para Peões.

Já novo SUV da Alfa Romeo, o Stelvio, obteve resultados excepcionais no campo da Proteção de Passageiros Adultos, com a pontuação quase perfeita de 97%, igualando-se a concorrentes como o Volvo XC90 (avaliado em 2015).

O SEAT Ibiza destacou-se pelo seu elevado nível de equipamento de segurança padrão. A maior parte dos modelos nesta categoria disponibilizam o Sistema Automático de Travagem de Emergência como opção, mas no caso do Ibiza este sistema vem de série, ainda por cima a incluir a deteção de peões, o que ajudou em muito a conquistar uma bem merecida classificação de cinco estrelas.

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, reforçou a sua mensagem aos fabricantes face a este tipo de testes: "Quanto mais dessas novas trecnologias estiverem incorporadas nos veículos, melhor e mais rápidos serão os progressos em segurança em nossas estradas, para benefício de todos. E a SEAT também foi beneficiada nos resultados ao ter optado poe colocar esta tecnologia de série, facto que o Euro NCAP elogia".

Na categoria de carros familiares, o novo i30 da Hyundai recebeu cinco estrelas devido ao seu bom desempenho em geral.

Quanto ao Opel Insignia, o resultado de 5 estrelas foi bastante alavancado pelo bom desempenho no campo de Proteção de Adultos, ao conquistar 93% da pontuação máxima.

Já o Honda Civic decepcionou por oferecer uma Proteção para Crianças mais baixa do que aquilo que se esperava, embora o resultado seja um sólido quatro estrelas.

Quanto ao Ford Mustang, este 'muscle-car' americano conseguiu subir das duas estrelas obtidas no início do ano para as três estrelas, isto depois de ter adicionado na oferta de série um Sistema Automático de Travagem de Emergência e ainda um Lane Keep Assistance, além das melhorias nos sistemas de airbags frontais.

Segundo o presidente do Euro NCAP, "embora uma classificação de três estrelas não seja excepcional, as atualizações introduzidas pela Ford não só tornaram a segurança do Mustang melhor em áreas-chave, mas também mostram que a marca se preocupa com a segurança dos seus clientes e com a sua reputação".

scroll up