ACP-BP

Pub

Bicicleta elétrica portuguesa nasce em Aveiro

| Revista ACP

Start-up de São João da Madeira lança bicicleta elétrica para bike-sharing, sem corrente e com 60 km de autonomia.

UOUBIKE 1920

A UOU Bike é o novo produto da UOU mobility, uma startup de São João da Madeira, que há meses foi notícia por ter criado uma viatura elétrica,  conhecida como o Ovo e que está ao serviço dos CTT de Aveiro.

Como o nome  indica, trata-se de uma bicicleta eléctrica que combina funcionalidades smart com tecnologia de vanguarda e um design minimalista. Segundo a UOU Mobility, foi desenvolvida com o propósito de integrar redes de bike-sharing .

A ideia foi criar uma solução que facilite as deslocações pela cidade e as torne mais agradáveis, exprimindo o verdadeiro conceito de Mobilidade Inteligente, tendo sido ergonomicamente concebida para ser capaz de se adequar a qualquer tipo de utilizador, beneficiando do facto do centro de gravidade ser baixo, permite uma maior adaptabilidade ao utilizador.

À volta da unidade propulsora configura-se um visual que se distingue do design clássico de uma bicicleta elétrica. Um design minimalista e harmonioso, criado ergonomicamente de forma a responder a qualquer fisionomia, proporcionando uma condução segura, confortável e àgil.

A bateria também faz parte da linguagem clara das formas da UOU Bike. Integra-se harmoniosamente no interior do quadro e destaca-se pela sua potência e eficiência. A UOU Bike foi projectada para ser leve com quadro em alumínio anti-corrosão, e reduzir ao máximo a necessidade de manutenção associada. E sem correntes. 

Para uma maior eficiência e redução de manutenção a UOU Bike pôs de lado o sistema tradicional de corrente e apresenta um sistema de Shaft Drive inovador ligado ao cubo da roda traseira e ao motor elétrico. O Shaft Drive é um sistema eficiente e bastante simples, o movimento é transmitido através do eixo do suporte inferior para a roda traseira graças ao accionamento do veio.

A UOU Bike é uma pedelec genuína, com um sistema integrado de apoio através da propulsão elétrica. O sensor de torque inovador embutido no Sistema de Shaft Drive lê continuamente o esforço do condutor e acciona automaticamente o motor elétrico auxiliar. O motor elétrico de 250Watt, embutido no cubo da roda traseira apoia a força muscular e substitui o pedalar duro por um andamento sem esforço. O facto de ser embutido no cubo da roda traseira reduz a manutenção.

Finalmente, em termos de bateria e autonomia, a UOU Bike usa uma bateria de lítio embutida no interior do quadro que garante uma autonomia de pedalagem assistida de até 60Km, tendo ainda um sistema de gestão de carga inteligente e uma App mobile de monotorização de performance. 

scroll up