ACP-BP

Pub

Volkswagen lança Pão de Forma totalmente reinventada

| Revista ACP

Às versões a gasolina e diesel junta-se uma híbrida plug-in para uma condução em modo zero emissões.

Volkswagen-Multivan-900

A Volkswagen apresenta em estreia mundial o novo Pão de Forma baseado num conceito completamente novo: Multivan. Um modelo que teve como base a plataforma transversal modular MQB do Grupo. Em termos técnicos, o novo Pão de Forma tem uma versão híbrida plug-in, a que se juntam novidades ao nível dos sistemas de assistência, operacionalidade e infoentretenimento de última geração. Outros avanços também foram feitos na área de segurança, em termos de colisões.

O novo Multivan é lançado na versão eHybrid para uma condução em modo de emissões zero. Com transmissão DSG de dupla embraiagem, a plataforma MQB aloja a bateria de iões de lítio debaixo do piso, o que permite poupar espaço e baixar o centro de gravidade deste monovolume inovador. A potência total do sistema do motor elétrico aliado a um motor a gasolina turbo TSI é de 218 cv (160 kW). A bateria de iões de lítio, com uma energia de 13 kWh (capacidade líquida de 10,4 kWh), está alojada debaixo do piso do novo Multivan eHybrid, alcançando uma autonomia elétrica equivalente a 50 km (norma WLTP).

Dois motores turbo a gasolina e um bloco turbodiesel, em paralelo com o ehybrid plug-in com tração dianteira, estarão disponíveis com potências que variam entre os 136 cv (100 kW) e os 204 cv (150 kW). No próximo ano, a gama vai ser enriquecida com um motor TDI de quatro cilindros, com uma potência de 150 cv (110 kW). O 1.5 TSI do Multivan é uma unidade de alta tecnologia. As suas características específicas incluem a desativação temporária de dois cilindros, com o objetivo de poupar combustível durante a carga parcial (ACT - Ative Cylinder Technology). Outra característica técnica especial é um turbocompressor com geometria variável de turbina (VTG), que proporciona pressão de carga dependente da potência necessária, reduzindo assim o consumo a baixas velocidades do motor e, outras vezes, garantindo espontaneamente o máximo desempenho dinâmico do motor.

Por sua vez, o motor TSI mais potente do Multivan tem uma cilindrada de 1984 cm3 e é igualmente acoplado a uma transmissão DSG de 7 velocidades. A potência é de 204 cv (150 kW) entre as 5000 e as 6500 rpm. Uma unidade motriz de quatro cilindros, que pertence à geração evo4, a gama mais moderna da linha de motores EA888. A velocidade máxima é de 200 km/h neste eficiente motor a gasolina turbo que desenvolve o seu binário máximo de 320 Nm a partir das 1600 rpm – um valor que permanece constante até às 4300 rpm. O Multivan 2.0 TSI tem um consumo de combustível no ciclo NEDC de 7,7 a 7,6 l/100 km.

O desenho técnico deste 2.0 TSI é altamente inovador. Tal como no 1.5 TSI, este motor também utiliza um processo de combustão baseado no ciclo Miller, com um nível de compressão especialmente elevado. O ciclo de combustão aumenta a eficiência do motor, aumentando assim o binário, mesmo a baixas velocidades do motor, e reduzindo simultaneamente o consumo de combustível. Em carga parcial, o 2.0 TSI obtém vantagens de consumo de combustível semelhantes a uma unidade com uma cilindrada significativamente mais baixa; por outro lado, em níveis de carga mais elevados, o motor de 2,0 litros utiliza os benefícios da sua maior cilindrada. A mistura otimizada de combustível e ar dentro dos quatro cilindros é assegurada por câmaras de combustão igualmente redesenhadas. Todas estas medidas juntas produzem, assim, uma eficiência e desempenho otimizados em toda a gama de velocidades do motor.

Também as proporções do novo Multivan são inovadoras, com 1941 mm de largura, excluindo os espelhos retrovisores elétricos retráteis, 4973 mm de comprimento (mais 69 mm) e 1903 mm de altura (menos 43 mm). A sua distância entre eixos é de 3124 mm (mais 124 mm). Mais tarde surgirá uma versão longa, com um comprimento de 5173 mm (tornando-o 131 mm mais compacto do que o seu antecessor) e uma idêntica distância entre eixos. Outro avanço significativo deu-se em termos da aerodinâmica: o coeficiente de penetração apresenta um valor Cx de 0,30, algo impensável para um MPV há bem pouco tempo.

Este modelo apresenta uma versatilidade nunca vista, com o sistema de bancos mais flexível de toda a história do Pão de Forma. O espaço é versátil e detalhadamente pensado, como acontece nos Volkswagen Sharan ou Touran. Por isso, se for necessário espaço adicional, os bancos podem ser facilmente removidos, e, quando voltar a querer levar mais pessoas, poderá instalá-los novamente. Bancos giratórios que permitem um maior conforto e um convívio facilitado entre todos os passageiros das 2ª e 3ª filas.

Todos os bancos são individuais, podendo ajustar-se cada ao conforto que cada passageiro prefere. Ao mesmo tempo, os novos bancos individuais da segunda e terceira filas são extremamente leves, podendo ser deslocados com facilidade para a posição pretendida. O inovador sistema de calhas funciona de ponta a ponta, ou seja, desde a bagageira até às costas do banco do condutor. Isso torna a disposição dos assentos muito flexível. Podem remover-se com a maior das facilidades, por exemplo, os bancos de um lado da viatura para transportar bicicletas no interior.

O interior é completamente novo. Inclui o painel de instrumentos equipado de série com um “Digital Cockpit” e o sistema de informação “Ready 2 Discover”, estando sempre integrado com os serviços online do ‘We Connect” e do ‘We Connect Plus”. A maioria dos controlos foi projetada como teclas e botões de toque digital. Pela primeira vez oferece um sistema de seleção digital “shift-by-wire” e, portanto, economiza espaço para a alavanca da caixa de velocidades de dupla embraiagem. Através desta nova alavanca sem cabos na consola, o condutor seleciona os diferentes modos de condução. Também o travão de estacionamento é operado eletricamente. As duas soluções criam ainda mais espaço entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro.

O novo Multivan é lançado com um amplo espetro de cores exteriores. O total de 14 tonalidades inclui o Cinzento Puro (de série) e o opcional Branco Candy. Além destes, existem os seguintes acabamentos de pintura como opções especiais ou dependentes de especificação: Bronze Cobre metalizado, Laranja Energetico metalizado, Vermelho Fortana metalizado, cinzento Indio metalizado, Azul Medium metalizado, Prata-Mono metalizado, Prata Reflex metalizado e Azul Estrela metalizado. Como outro acabamento de pintura, a Volkswagen oferece o opcional Preto Profundo com efeito pérola para o Multivan. Típico para o Pão de Forma e, portanto, também para o novo Multivan, há também acabamentos de pintura bicolor. Há um total de três destas opções de pintura de dois tons disponíveis: Azul Medium metalizado / Branco Candy (azul em cima, branco em baixo), Prata-Mono metalizado / Laranja Energetico metalizado (prata em cima, laranja em baixo) e Preto Profundo com efeito pérola / Vermelho Fortana metalizado (preto em cima, vermelho em baixo). O Multivan vai chegar a Portugal no início de 2022, com motorizações híbridas e a gasolina, com preços a serem comunicados em breve. O diesel vai chegar uns meses depois.

scroll up