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Mercedes EQA prepara-se para chegar ao mercado

| Revista ACP

Depois do EQC foi lançado o mais pequeno da família EQ com 190 cv e autonomia até 426 km.

Mercedes-EQA-840

EQA é o nome do novo modelo de entrada na gama de veículos totalmente elétricos da Mercedes-EQ. A versão que a marca agora lança é o EQA 250 que disponibiliza uma potência de 190 cv (140kW) e autonomia de até 426 km (WLTP). Este novo modelo equipa uma bateria de iões de lítio de duplo deck, instalada num elemento estrutural na seção inferior do chassis que tem capacidade de armazenamento de energia de 66.5 kWh.

Outra referência à marca Mercedes-EQ diz respeito à grelha do radiador "painel preto" com estrela central, assim como a contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira do veículo. Uma faixa horizontal de fibra ótica liga as luzes diurnas dos faróis full-LED, proporcionando um elevado nível de perceção de dia e de noite.

A placa de matrícula também foi deslocada para o para-choques. As jantes de liga leve de duas ou três cores são exclusivas neste modelo, estando disponíveis com dimensões de até 20 polegadas, em algumas versões com revestimento na cor ouro rosado ou azul.

Uma indicação do caráter elétrico no interior do EQA é o novo elemento de revestimento retroliluminado e o revestimento na cor ouro rosado nas saídas de ventilação, nos bancos e na chave do veículo. O modelo de edição especial Edition 1 inclui adicionalmente bancos em pele perfurada, através da qual pode ser observado um tecido azul. O painel de instrumentos, com os seus ecrãs específicos de um modelo elétrico, apresenta o mesmo esquema de cores com destaques na cor ouro rosado e azul.

No interior, a posição dos bancos é elevada e vertical, como é habitual num modelo SUV, e desta forma permite não só um maior conforto durante a entrada e a saída do modelo como também uma boa visibilidade geral para o exterior do veículo. A utilidade prática foi uma das caraterísticas que mereceu maior destaque durante o desenvolvimento. O encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 40:20:40.

Com o Mercedes me Charge, os clientes têm acesso à maior rede de postos de carregamento do mundo: esta é constituída atualmente por mais de 450,000 postos de carregamento AC e DC em 31 países. O Mercedes me Charge permite que os clientes da Mercedes-EQ utilizem comodamente os postos de carregamento dos vários operadores e beneficiem de uma função integrada de pagamento com simples processos de faturação. O Mercedes me charge está integrado na rede nacional MOBI.E.

De série estão incluídos o assistente ativo de faixa de rodagem e o Assistente ativo de travagem. Em várias situações, a finalidade deste último consiste em prevenir uma colisão através da travagem autónoma, ou em atenuar as consequências de uma colisão. O sistema também poderá travar perante veículos parados ou pedestres a atravessar a estrada, a uma velocidade normal de condução em cidade. As funções aperfeiçoadas do Pack de Assistência à Condução incluem, por exemplo, a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência, a função de aviso de saída que alerta o condutor sobre ciclistas ou veículos em aproximação e ainda um aviso quando são detetados pedestres na proximidade de passadeiras.

O EQA também é um autêntico Mercedes no que diz respeito a segurança passiva. Tendo por base a robusta estrutura do GLA, a carroçaria do EQA foi adaptada para cumprir os requisitos particulares de um modelo elétrico. A bateria está instalada numa estrutura construída através de um processo de extrusão. Esta assume uma função estrutural que até agora era desempenhada pelas travessas na secção inferior do piso. Uma proteção da bateria na secção dianteira da mesma consegue evitar que a unidade de armazenamento da bateria seja perfurada por objetos estranhos. Naturalmente, o EQA também teve de ser sujeito ao habitual

Como equipamento opcional para o EQA, está disponível um gancho de reboque com função de estabilização do reboque. Uma funcionalidade particularmente cómoda é o sistema de desbloqueio elétrico do gancho de reboque. O interruptor de desbloqueio e a luz indicadora estão localizados na porta do compartimento de bagagens. Logo após o desbloqueio do gancho de reboque, este pode ser articulado para fora ou, quando não estiver a ser utilizado, pode ser articulado e ocultado atrás do revestimento do para-choques. A capacidade de reboque (reboque sem travões / com travões) do EQA 250 é de 750 kg, enquanto o peso admissível exercido pela barra do reboque é de 80 kg. O gancho de reboque está aprovado para ser utilizado com um suporte de bicicletas. Os modelos de tração integral irão oferecer uma capacidade de reboque ainda superior.

O novo EQA é fabricado em Rastatt (Alemanha) e em Beijing (China) com os seus sistemas de bateria fornecidos pela Accumotive sedeada em Kamenz, uma subsidiária da Mercedes-Benz. A fábrica de baterias em Jawor na Polónia também está a preparar-se para produzir sistemas de bateria para os modelos compactos da Mercedes-EQ. A partir da primavera de 2021, este SUV elétrico vai estar disponível no mercado europeu.

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