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Mercedes-Benz lança 6 novos EQ até 2022

| Revista ACP

A produção destes veículos dá início à estratégia da marca para a neutralidade carbónica e que foi anunciada há um ano.

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A Mercedes-Benz colocou em marcha a sua iniciativa “Ambition 2039” em que um dos objetivos imediatos consiste no lançamento de seis novos modelos EQ até 2022. A produção do EQS, a primeira limousine de luxo elétrica da Mercedes-Benz, vai ser iniciada no primeiro semestre de 2021, na Factory 56, nas instalações de Sindelfingen (Alemanha).

Com o início da produção do SUV compacto elétrico EQA na fábrica de Rastatt (Alemanha) e a atual decisão de produzir o EQB na fábrica de Kecskemét na Hungria, a empresa está a adotar medidas importantes para a neutralidade carbónica do seu portfolio de produtos. Também foi dada prioridade à produção de propulsores elétricos na rede global de produção de cadeias cinemáticas. Os sistemas de baterias de elevada eficiência também serão fabricados e montados na rede de produção.

Os clientes do segmento de modelos compactos podem aguardar com expetativa dois SUVs compactos totalmente elétricos em 2021, designadamente o EQA e o EQB. O EQA será apresentado a nível mundial a 20 de janeiro de 2021, como o primeiro modelo totalmente elétrico derivado deste segmento de compactos.

O início da produção do EQA na fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz decorreu normalmente. Tal como com o EQC fabricado em Bremen e Beijing e o EQV em Vitoria, que já se encontra disponível no mercado, os modelos totalmente elétricos da fábrica de Rastatt são produzidos na mesma linha de produção dos modelos compactos com cadeias cinemáticas convencionais e híbridas.

Isso significa que todos os cinco modelos produzidos em Rastatt são eletrificados: além do EQA totalmente elétrico, o Classe A, Classe A limo, o Classe B e o SUV compacto GLA também são produzidos na fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz - com motor de combustão e com cadeia cinemática híbrida.

A produção do EQB será iniciada em 2021 em duas fábricas da rede global de produção da divisão Mercedes-Benz Cars: na fábrica de Kecskemét da Mercedes-Benz na Hungria para o mercado mundial e na fábrica Germano-Chinesa BBAC em Beijing para o mercado local. O SUV compacto EQB será o primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série da fábrica da Hungria e irá complementar o portfolio de modelos híbridos plug-in, que consiste nos modelos CLA e CLA Shooting Brake. O Classe A também será produzido em Kecskemét com uma cadeia cinemática híbrida plug-in, além da produção na fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz, na Alemanha.

Adicionalmente, no primeiro semestre de 2021 a produção da limousine de luxo elétrica EQS será iniciada na Factory 56, na fábrica de Sindelfingen, da Mercedes-Benz na Alemanha. O EQS é o membro independente e totalmente elétrico no novo programa do Classe S e é o primeiro a utilizar a nova arquitetura elétrica para os modelos elétricos do segmento de luxo da Mercedes-Benz.

Na Factory 56, o Classe S e, no futuro, o Mercedes-Maybach Classe S e o EQS serão produzidos de forma totalmente flexível na mesma linha de produção. A Factory 56 incorpora o futuro da produção na Mercedes-Benz e estabelece novas referências em termos de fabrico de automóveis.

Já na fábrica de Bremen será iniciada a produção do EQE no segundo semestre de 2021. O EQE complementa, desta forma, o portfolio de modelos totalmente elétricos em duas fábricas. A fábrica de Beijing irá então produzir um total de quatro modelos Mercedes-EQ para o mercado local.

A fábrica de Tuscaloosa da Mercedes-Benz nos EUA também está a preparar a produção dos SUVs EQE e EQS em 2022, que serão produzidos no futuro na mesma linha de produção dos SUVs com cadeias cinemáticas convencionais e híbridas plug-in.

Em 2022 será produzido um total de oito modelos elétricos Mercedes-EQ em sete locais de três continentes. Isto só é possível porque a empresa realizou logo desde cedo investimentos em todo mundo em flexibilidade e equipamento tecnológico com soluções da Indústria 4.0 orientadas para o futuro. Nas fábricas da Mercedes-Benz AG, os modelos com diferentes tipos de cadeias cinemáticas podem ser produzidos em paralelo graças às estruturas extremamente flexíveis. Com a perspetiva de a partir de 2030 alcançar o objetivo estratégico de gerar mais de metade das receitas através da venda dos designados modelos xEVs, ou seja, híbridos plug-in e elétricos, e de aumentar gradualmente a percentagem de modelos totalmente elétricos, o elevado grau de flexibilidade é uma vantagem decisiva, que permite ajustar rapidamente a produção em função da procura do mercado.

A smart complementa o portfolio de modelos elétricos da Mercedes-Benz Cars com três modelos adicionais. O smart EQ , o smart EQ fortwo cabrio são produzidos em Hambach, na França, enquanto o smart EQ forfour é produzido em Novo Mesto, na Eslovénia. A futura geração de modelos elétricos da smart será produzida pela parceria smart Automobile Co., Ltd. na China. Esta é uma parceria entre a Mercedes Benz AG e o Zhejiang Geely Group (Geely Holding).

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