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Maserati GranTurismo elétrico tem 760 cavalos

| Revista ACP

O ícone está de volta marcando um novo capítulo numa história que começou há 75 anos com o Maserati A6 1500.

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O GranTurismo combina o alto desempenho típico de um carro desportivo com o conforto adequado para longas distâncias, tanto na versão com o motor de combustão interna como com o mais inovador 100% elétrico. Este modelo está a levar a Casa do Tridente para o futuro, é o primeiro carro na história da marca a adotar um motor elétrico 100%.

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De um ponto de vista estético, o design GranTurismo representa um equilíbrio ideal entre beleza e funcionalidade, sem ostentação. Com linhas inegavelmente únicas e imediatamente reconhecíveis: uma forma pura adequada para cobrir a melhor mecânica da classe, enfatizando a pureza das suas formas e os seus matizes de design refinados.

As proporções clássicas dos automóveis da marca foram mantidas, com o capot longo e a carroçaria central intersectada pelos quatro pára-lamas. Inversamente, a linha do tejadilho cai dinamicamente para enfatizar a curva do pilar que apresenta o icónico logótipo Trident.

Desenvolvido no Laboratório de Inovação Maserati e produzido no centro de fabrico Mirafiori em Turim, o GranTurismo é 100% fabricado em Itália e é a epítome do "desempenho de luxo italiano", um conceito típico de todos os modelos Maserati.

O novo coupé está equipado com o revolucionário motor V6 Nettuno, disponível em duas versões. O Modena, com o V6 Nettuno Twin Turbo de 3,0 litros de 490 cv. A versão Trofeo de alto desempenho baseia-se no mesmo motor, atualizado para uma potência máxima de 550 cv. Em alternativa, o GranTurismo Folgore adota um trem de força 100% elétrico baseado em bateria. O sistema Folgore baseia-se em tecnologia de 800 volts e foi desenvolvido com soluções técnicas de ponta derivadas da Fórmula E. Oferece um desempenho soberbo, tornado possível pelos três potentes motores de íman permanente de 300kW.

A bateria tem uma capacidade nominal de 92,5 kWh e uma capacidade de descarga de 560 kW, para transmitir continuamente cerca de 760 hp para as rodas. A configuração específica e a disposição inovadora da bateria resultam na contenção da altura do veículo até 1353 mm, sem comprometer a sua natureza desportiva. A forma da bateria, conhecida como "T-bone", faz parte da abordagem de "compromisso zero" da Maserati e evita colocar os módulos de bateria debaixo dos bancos, movendo-os principalmente em torno do túnel central e, portanto, baixando consideravelmente o ponto H do carro.

Em termos de arquitectura técnica, o novo modelo é o resultado de um projecto inovador que faz uso extensivo de materiais leves como o alumínio e o magnésio, juntamente com o aço de alto desempenho. Uma tal abordagem multi-material exigiu a criação de novos processos de fabrico, resultando em melhores níveis de peso da classe.

No interior existe o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA), o mais recente infotainment, um ecrã de conforto que reúne as principais funções numa interface táctil integrada, um relógio digital e o Heads-up Display (disponível como opção).

O GranTurismo oferece também uma "experiência sonora completa", garantida pelo icónico som de assinatura do motor Maserati, mesmo na versão elétrica, graças ao trabalho inovador dos engenheiros do Laboratório de Inovação do Maserati. A experiência sonora é completada pelo sistema de som imersivo Sonus faber 3D.

No lançamento, o GranTurismo está também disponível na Edição de Lançamento do 75º Aniversário do PrimaSerie, uma série limitada com conteúdo exclusivo e dedicada ao seu recente 75º aniversário.

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