ACP-BP

Pub

KIA EV9 o SUV de 7 lugares elétrico

| Revista ACP

O KIA EV9 marca uma grande mudança na marca sul coreana. É prático e tem um design muito particular.

kwcms-620x466-ev9-ext-4

O design do KIA EV9 é inovador e cativante. Um SUV de grandes dimensões que se destaca pelo facto de ser espaçoso e prático e também por causa do design robusto. A frente é marcada por uma grelha iluminada que assume o “Rosto de Tigre” agora digital, e pelos faróis verticais que o tornam moderno. Na versão GT-line o modelo recebe apontamentos de cor preta nas barras de tejadilho, rodas e para-choques ganhando ainda mais destaque.

É grande, mede mais de 5 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 3,10 metros, 1,98 metros de largura e 1,75 metros de altura. É compacto e robusto, relembra uma versão eletrificada do novo Ford Bronco, mas mais vocacionado para a cidade. Utiliza a plataforma E-GMP (Eletric Global Modular Platform) dedicada na totalidade a modelos eletrificados da Kia que lhe permite alcançar uma autonomia máxima de 541 km na versão topo de gama com tração integral e uma bateria de 99,8 kWh.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Quanto ao motor este pode variar entre um elétrico de 204 cavalos e 350 Nm de binário ou os 218 cavalos, onde a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 8,2 segundos. A versão integral mais potente recorre a dois motores elétricos, um por cada eixo, que resulta num total de quase 400 cavalos e 600 Nm, números respeitáveis que com a função “Boost” faz o binário subir aos 700 Nm e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 5,3 segundos.

Quanto ao interior, o EV9 utiliza materiais sustentáveis e afasta os convencionais como couro e plásticos. Esta medida faz parte da estratégia de sustentabilidade ambiental da marca que tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2045. O grande destaque deste modelo é poder sentar seis ou sete ocupantes e possuir várias configurações, dependendo do tipo de viagem ou utilização que lhe pretendemos dar. Os bancos da frente permitem a posição de relaxamento extremamente confortáveis. Na segunda fila de bancos podemos arrumar os bancos na posição “normal”, corrida com três lugares, ou a de relaxamento apenas com dois lugares que podem girar 180 graus permitindo conversar com quem está sentado na terceira fila de bancos. Nesta última fila de bancos temos apenas dois lugares, normais que permitem sentar adultos e ainda oferecem pontos de carregamento para smartphones e suporte para copos.

Em Portugal as pré-encomendas começam no segundo trimestre de 2023 visto que o modelo só entra no país no final deste ano.

scroll up