ACP-BP

Pub

BMW M2 e o fim de um legado

| Revista ACP

Nunca foi tão pesado, comprido ou potente. Com um novo desenho o M2 está a dar que falar e tem motivos para isso.

CAPA-M2

A marca alemã apresentou oficialmente a segunda geração do M2, um coupé desportivo que apesar de ser o mais compacto da BMW utiliza o mesmo motor que os irmãos mais velhos M3 e M4 e vai ser o último modelo desportivo da divisão M a utilizar um motor apenas a combustão. Com mais de 60.000 unidades vendidas em todo o nome M2 é sinónimo de sucesso graças a uma tradição de modelos desportivos que começou em 1973 com a chegada do BMW 2002 Turbo.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Relativamente ao motor existem várias melhorias, o S58 continua a ser um bloco de seis cilindros em linha biturbo a gasolina com 3,0 litros de capacidade. Tem a potência máxima de 460 cavalos às 6250 rpm, com um impressionante binário de 550 Nm desde as 2650 rpm até às 5870 rpm. Ou seja, um ganho de 10 cavalos comparativamente ao M2 CS e de 90 cavalos se o compararmos com o primeiro M2 lançado em 2015.

Para colocar a potência no chão o modelo recorre a uma transmissão M Steptronic de oito relações ou uma caixa manual de seis velocidades se o dono preferir. Continua com tração apenas nas rodas traseiras, mas ficou mais rápido. Com caixa automática o M2 cumpre o 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e se continuarmos até aso 200 km/h leva apenas 13,5 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h mas com o pack M Driver aumenta para os 285 km/h.

O interior também recebeu uma renovação que começa com o BMW Curved Display, um painel de instrumentos 12,3 polegadas que se prolonga até ao centro da consola onde existe um ecrã de infotainment de 14,9 polegadas. É neste ecrã que podemos configurar o controlo de tração, e guardar o nosso perfil de condutor. Possui três modos de condução, Road, Sport ou Track onde neste último podemos tirar o melhor partido do motor.

É mais potente que concorrentes como o Porsche 718 Boxer GTS ou o Audi TT RS Coupé, ambos com 400 cv, mas tal como estes o preço é exclusivo. O preço base do novo BMW M2 começa nos 87.500 euros sem qualquer extra, mas se decidirmos personalizar alguns itens, facilmente ultrapassamos a barreira dos 100 mil euros. Esta que é a versão mais potente do Série 2 chega em abril de 2023.

scroll up