Morris JE recria a nostalgia dos anos 50

| Revista ACP

Esta van elétrica com toque retro que surgiu há quatro anos como conceito vai ser produzida em 2024.

Morris-Electric-van-900

A start-up de veículos elétricos Morris Commercial ressuscitou a popular marca BMC com a criação de uma van com zero emissões ao estilo retro: o Morris JE. Apresentado como conceito em 2019, foram reunidas as condições de financiamento para entrar em linha de produção em 2024.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Esta criação comercial que é uma reimaginação do Morris J-Type, uma van acessível que percorria as ruas da Grã-Bretanha nos anos 50, assenta num chassis de alumínio e carroçaria em fibra de carbono reciclada. Oferece uma carga útil de 1.000 kg e uma capacidade de 8.400 litros e o seu alcance ultrapassa os 400 km com uma carga completa. Os detalhes do sistema de transmissão não foram revelados pela marca.

O Morris JE também é baseado numa arquitetura de skate modular, abrindo a possibilidade de diferentes estilos e variantes de carroçaria. Não está limitado ao mercado do Reino Unido, mas tratando-se de uma proposta de nicho a sua expansão pode depender de incentivos fiscais por parte de outros mercados para compensar o seu elevado preço que ronda quase os 70 mil euros, de acordo com o preço inicialmente previsto.

scroll up