Pilotos ACP, a dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo alcançou este sábado um feito notável ao conquistar o Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE) e o Iberian Eco Rallye Challenge ao volante de um Kia EV3.
A consagração ocorreu no no Eco Rally Madeira 2025, penúltima prova do CPNE e última do troféu ibérico.
A Kia arrecadou ainda o título coletivo no CPNE, graças ao desempenho das duas duplas em prova.
Na Madeira, Nuno Serrano e Ivo Tavares alcançaram o segundo lugar, enquanto Carpinteiro Albino e Figueiredo fecharam o pódio em terceiro, resultado suficiente para selar a conquista dos campeonatos.
“Foi uma prova exigente, sobretudo pela forte presença de pilotos estrangeiros. Queríamos assegurar o título nacional antes da última prova e manter a liderança no ibérico, o que conseguimos”, afirmou Carpinteiro Albino.
O piloto destacou a crescente competitividade do CPNE como reflexo do progresso da mobilidade elétrica, agradecendo o apoio dos parceiros Kia, ACP Electric, BP, Fidelidade Seguros e Welectric.
Emocionado, dedicou ainda a vitória à memória de Fernando Stock, avô da sua esposa e primeiro campeão de Portugal e da Península Ibérica em ralis, em 1956.
Já Nuno Serrano destacou a evolução do campeonato e o compromisso da Kia com a mobilidade elétrica de alto desempenho.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
“Conduzir um veículo 100% elétrico já não é apenas uma demonstração tecnológica, é uma experiência exigente e autêntica”, frisou.
A Kia participa no CPNE e no FIA ecoRally Cup com modelos 100% elétricos desde 2023.
Esta é a segunda vez que a dupla Carpinteiro Albino/Figueiredo se sagra campeã nacional, após a vitória com o Kia Niro EV em 2023.
A próxima prova da equipa será o prestigiado E-Rally de Monte Carlo, entre 15 e 18 de outubro.