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MX-5 vai correr com combustíveis sintéticos

| Revista ACP

O roadster da Mazda vai usar combustíveis sintéticos no campeonato Super Taikyu no qual a Subaru e a Toyota também correm.

Mazda-CNF-Concept

Detentor do título de “roadster mais vendido do mundo”, o Mazda MX-5 vai transformar-se num “laboratório sobre rodas”. Vai competir no campeonato de resistência japonês Super Taikyu na categoria ST-Q, classe na qual são usados combustíveis sintéticos.

A estreia do MX-5 — oficialmente conhecido como Mazda CNF Concept — nesta competição vem reforçar a aposta da Mazda no motor de combustão e, em particular, nos combustíveis sintéticos.

Recorde-se que há cerca de dois anos a marca de Hiroshima juntou-se à eFuel Alliance, uma aliança que visa “promover os combustíveis sintéticos e o hidrogénio, ambos neutros em CO2, como contribuintes credíveis e reais para a redução de emissões no setor dos transportes”.

 

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A animar o Mazda MX-5 continuamos a encontrar o 2.0 Skyactiv-G naturalmente aspirado que é usado pelas versões de estrada do roadster japonês, sendo a única diferença o tipo de combustível que este consome.

Na categoria ST-Q do campeonato Super Taikyu o pequeno Mazda terá como rivais o Subaru BRZ e o Toyota GR86 CNF concept. Apesar de serem “irmãos”, os modelos da Subaru e Toyota não recorrem ao mesmo motor nesta competição.

O BRZ utiliza um motor boxer de quatro cilindros com 2.4 l de capacidade. Já o GR86 CNF concept conta com um três cilindros turbo com 1.4 l de capacidade. Em comum ambos têm o facto de consumirem combustíveis sintéticos.

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