Eduardo Carpinteiro Albino vence Azores E-Rallye

| Revista ACP

As novas energias estiveram na ilha de São Miguel, numa jornada animada e muito disputada.

EDUARDO-02-Lagoa-7-cidades-900

A equipa Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em KIA Niro EV venceu a edição 2023 do Azores E-Rallye, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Hugo Batista/Ivo Tavares, num Ford Mustang Mach-E, que se classificou em segundo lugar e em 3º ficou a equipa Nuno Serrano/Alexandre Berardo num KIA Niro EV.

Numa prova extremamente disputada, com sucessivas alternâncias entre as equipas que ocuparam os três primeiros lugares, o Azores E-Rallye, competição organizada pelo Grupo Desportivo Comercial, e que contou este ano com a participação de 20 equipas, salda-se por um balanço desportivo extremamente positivo, reforçando deste modo o objetivo da sua internacionalização, uma vez que é candidata à Bridgestone FIA ecoRally Cup 2024, o campeonato organizado pela FIA.

Para além do Campeonato de Portugal, esta prova era ainda pontuável para a Taça de Eficiência Energética, que premeia a melhor utilização da energia disponível nas viaturas, que consagrou como vencedores nesta etapa João Gonçalves/Pedro Condessa, em Hyundai Ioniq 5, seguidos por António Menezes/João Ambar em Volvo XC40 e Nuno Serrano/Alexandre Berardo com um KIA Niro EV.

A “Lagoa Street Stage”, o único sector de regularidade disputado em circuito fechado, foi ganha pela dupla Rodolfo Serrano/Andreia Serrano, em Nissan Leaf. Os segundos e terceiros lugar desta especial foram atribuídos, respetivamente, a Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em KIA Niro EV, e a Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, também em KIA Niro EV.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Eduardo Carpinteiro Albino realçou que se tratou de “uma prova muito disputada e de uma exigência tanto em termos de condução como de navegação muito elevadas e até superior ao habitual fruto das condições em que foi disputada", destacando igualmente a prestação do seu navegador, José Carlos Figueiredo, que numa interligação quase perfeita, lhes permitiu ao longo dos dois dias superar as adversidades com que se depararam e conseguir a primeira vitória no Campeonato de Portugal de Novas Energias, para a equipa Kia”.

O Campeonato de Portugal de Novas Energias - Prio é organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e tem como promotor a MyTime, sendo o único campeonato que recorre exclusivamente às energias alternativas, admitindo-se apenas a participação de veículos elétricos. Este ano com sete etapas o campeonato nacional ruma agora a Proença-a-Nova para a terceira prova, o EcoRally Proença-a-Nova, que terá lugar nos dias 29 e 30 de julho.

scroll up