O Porsche 911 de 1987 com matrícula portuguesa, que pertenceu a Ayrton Senna, está à venda. O modelo cabriolet está personalizado com a assinatura do piloto, era um dos carros que o tricampeão de F1 usava quando estava em Portugal.
O carro está a ser leiloado pela SBX Cars, plataforma da vlogger australiana Supercar Blondie, que se dedica a mostrar e a comercializar veículos raros e colecionáveis. A última oferta vai nos 85 mil euros, sendo que o leilão termina a 31 de julho.
De acordo com a plataforma, o carro regista menos de 75 mil quilómetros percorridos e está em Braga.
Este Porsche 911 cabriolet foi matriculado a 11 de novembro de 1987, tendo ficado registado em nome de António Carlos de Almeida Braga, conhecido por Braguinha, amigo de Senna, uma vez que o piloto não podia ter o carro em nome próprio devido a restrições legais sobre cidadãos estrangeiros da época.
O carro chegou a ser modificado, sendo-lhe colocado um para-lamas traseiro mais largo, e pintado de amarelo. Entre junho e dezembro de 2024, detalha a SBX Cars, o modelo foi restaurado para respeitar as especificações originais da marca pela empresa Love My Car, localizada em Amares, distrito de Braga.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quase 40 anos depois o carro mantém intacta a prova irrefutável de que pertenceu a Senna: a assinatura do piloto permanece intacta nas costas do banco do condutor. Este fator distintivo tornou o carro num modelo único – o veículo apareceu no documentário sobre Aytor Senna, exibido na Netflix, em 2010.
Em Portugal, o tricampeão de F1 também conduzia outro ícone da indústria automóvel da década de 1990 – o Honda NSX. Esse carro era frequentemente visto nas estradas de Cascais e do Estoril quando Senna estava no país. Em abril de 2024, o modelo foi colocado à venda por 580 mil euros.