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Morreu o criador do Ferrari 250 GTO

| Revista ACP

Giotto Bizzarrini foi um designer e engenheiro que desenvolveu alguns dos mais belos desportivos italianos.

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Giotto Bizzarrini (1926-2023) foi o pai de inesquecíveis desportivos italianos como o Ferrari 250 GTO, um ícone de colecionador entre os carros mais apetecíveis e caros do mundo. Mas entre as sua obras primas contam-se outros projetos marcantes na história automóvel como o desenvolvimento do V12 que ajudou a dar fama ao Lamborghini Miura, ou modelos emblemáticos da Iso, como o Grifo A3/C e o Grifo Strada.

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Disputado entre grandes nomes da indústria automóvel, Giotto Bizzarrini passou pela Alfa Romeo para depois ser recrutado pela Ferrari em 1957 e tornar-se responsável pelo desenvolvimento de carros GT e desportivos, supervisionando a série 250 que incluía o 250 GT SWB, o 250 Spider California, o 250 Testa Rossa e, claro, o 250 GTO que quando surge nos dias de hoje para venda não é transacionado por menos de oito dígitos.

Em 1962 decidiu fundar a sua empresa de consultoria de engenharia - a Societa Autostar – e dois anos mais tarde foi contratado por Ferruccio Lamborghini com o objetivo de desenvolver o motor V12 que viria a equipar os novos modelos GT da marca com o símbolo do touro.

A Iso também requisitou o talento de Bizzarrini para a criação dos seus modelos Iso Rivolta GT, até que um desentendimento com a marca fez com que este engenheiro concebesse as suas próprias versões desses carros. Entre eles, o Bizzarrini 5300 GT Strada terá sido o mais marcante e com o passar do tempo foi visto como um dos mais belos GTs já criados .

A Societa Autostar faliu em 1969, pondo fim à carreira do grande engenheiro como fabricante de automóveis, mas continuou a trabalhar em carros para outros clientes assinado projetos como o American Motors AMX/3 e outros para a GM, Pininfarina e muitas marcas japonesas de motocicletas.

Além de designer e engenheiro, Bizzarrini também foi piloto de testes facto que lhe acrescentou talento na procura de soluções para os problemas. “Sempre precisei de saber o que está errado para poder inventar uma solução” disse um dia. Em 2022, o nome Bizzarrini voltou à ribalta quando a marca foi ressuscitada para produzir 24 exemplares do 5300 GT Corsa Revival, um tributo ao 5300 Gt que venceu as 24 Horas de Le Mans na sua classe em 1965.

Em 2012 e com 86 anos, Giotto Bizzarrini foi distinguido com um doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Florença em reconhecimento pelos seus inúmeros sucessos na engenharia, design e competição automóvel.

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