ACP-BP

Pub

ACP-BP

Pub

Este Lamborghini é o “Diablo” em carro

| Revista ACP

Símbolo dos anos 90, elevou o conceito de superdesportivo graças a uma mão cheia de atributos.

Lamborghini-Diablo-840

Há 35 anos, o Lamborghini Diablo inaugurou uma nova era para a marca italiana ao quebrar a barreira dos 325 km/h, estabelecendo um recorde histórico em termos de performance nos modelos de estrada da época. Com uma história que começou em 1985, altura em que começou a tomar forma com o Projeto 132, o Diablo foi concebido suceder ao Countach e tornar-se o carro mais rápido do mundo.

Os primeiros protótipos revelaram linhas intemporais, posteriormente, refinadas, conferindo ao Lamborghini Diablo um design harmonioso e voltado para o futuro. O resultado final foi uma silhueta marcante com destaque para as suas portas do tipo “asas de gaivota” e proporções musculadas associadas a um interior desportivo mas confortável.

O seu nome foi inspirado no lendário touro Diablo que pertencia ao Duque de Veragua, Cristóbal Colón de la Cerda e que no século XIX travou uma luta notável contra o toureiro José de Lara, conhecido por El Chicorro, numa tourada notável em Madrid. A sua bravura tornou-se célebre e digno de batizar um dos carros mais emblemáticos da Lamborghini.

Equipado com um motor V12 de 5,7 litros com 492 cv de potência, o Diablo acelerava dos 0 aos 100 km/h em apenas de 4,5 segundos. O chassis, a carroçaria de alumínio e aço com inserções de fibra de carbono — usados pela primeira vez num carro de produção —, juntamente com uma suspensão sofisticada, conferiram ao Diablo uma dinâmica de condução sem precedentes. Pela primeira vez, um Lamborghini combinava desempenho excecional e conforto inovador, com bancos ajustáveis, vidros elétricos e sistema de som Alpine, tudo isto a proporcionar luxo, design e performance sem precedentes.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Lamborghini teve vida útil ao longo de 11 anos, com diversas atualizações. Mas quando a sua produção terminou em 2001, não fechou um ciclo. Inaugurou uma nova era. Além de redefinir o conceito de superdesportivo, abriu caminho para todos os modelos Lamborghini que se seguiram. Trinta e cinco anos depois do seu lançamento, continua a apaixonar colecionadores, especialmente os entusiastas da marca, que apreciam os seus modelos como símbolo de estilo intemporal associado a desempenho extremo e inovação tecnológica.

scroll up