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Este é o elétrico mais clássico de sempre

| Revista ACP

A Lunaz pegou num raro Bentley Continental S2 de 1961 e converteu-o num elétrico com mais de 400 cv e interiores reciclados. 

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A Lunaz, uma das empresas mais reconhecidas no ramo da eletrificação de clássicos, revelou aquilo que descreve como sendo "o carro clássico mais raro de sempre a ser convertido para energia totalmente eléctrica".

Baseado num Bentley Continental S2 de 1961, o projecto é um de apenas quatro modelos S2 de duas portas construídos pelo carroçador James Young, mas neste caso troca o motor original V8 de 6,2 litros em favor de um motor eléctrico de 400 cv e bateria de alta voltagem.

A Lunaz produz actualmente uma gama de clássicos de prestígio britânico restaurados e electrificados, incluindo Range Rovers de primeira geração, Bentley Continentais, Jaguar XK, Aston Martin DB6 e modelos Rolls-Royce Silver Cloud e Phantom.

Como a lista de preços da empresa que vai desde o Range Rover de 330 mil euros até ao DB6 de 1,1 milhões de euros sugere, no entanto, que os processos da Lunaz envolvam mais do que uma mera conversão elétrica e este Continental S2 não é excepção.

Os projectos da empresa envolvem uma restauração total e cada um começa com um scan completo em 3D para criar modelos em  CAD para servir de base à restauração.

Também são realizados testes para determinar com precisão a distribuição do peso de modo a que a instalação da bateria e do motor eléctrico altere o menos possível a dinâmica de condução original do carro.

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Antes de qualquer despojamento, a Lunaz explica que faz sempre uma consulta ao proprietário do veículo a fim de definir a direcção visual da reconstrução. Isto pode incluir um retorno fiel ao aspecto original do carro como quando saiu na época de Solihull, Crewe ou Newport Pagnell, ou transformá-lo em algo mais contemporâneo e moderno - conhecido na indústria como um "restomod".

Os proprietários podem, por exemplo, descartar materiais à base de animais no interior, optando em vez disso por tapetes e assentos feitos de plástico reciclado para imitar de perto as características de lã de cordeiro e couro.

Os comutadores e medidores, mesmo que correspondam a funções modernas como a monitorização do nível da bateria, espelham o que estava originalmente no seu lugar.

No caso do Continental, o couro do assento é feito de peles curtidas utilizando folhas de azeitona naturalmente caídas, com tapetes feitos de fibra de nylon reciclada e incorporando um suporte feito de garrafas de plástico reciclado.

Para além da restauração de metais nus, os projectos da Lunaz também incluem uma revisão mecânica significativa. Em vez de trabalhar com uma vasta gama de veículos na forma de empresas de conversão, tais como Electrogenic ou Electric Classic Cars, a Lunaz só trabalha com um número seleccionado de modelos de certos fabricantes.

Com o S2 Continental, tal como outros projectos Lunaz, o motor e a caixa de velocidades em liga de alumínio foram substituídos pela combinação de bateria e motor Lunaz desenvolvendo 400 cv e 720 Nm de bináerio - significativamente mais do que o carro apresentado quando novo. Pode percorrer aproximadamente 400 km com a carga completa de bateria, segundo esta empresa. Tudo isto vai permitir a este marcante clássico ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,9 segundos.

O Bentley S2 é um carro de luxo produzido pela Bentley desde 1959 até 1962. Sucessor do S1, apresentava o novo motor Rolls-Royce - Bentley Série L V8 e um ar condicionado melhorado. A direcção assistida era também de série e foram introduzidos um novo painel de bordo e um novo volante. Alguns dos primeiros S2 foram construídos com o anterior painel de instrumentos do S1. Outras características disponíveis incluem a transmissão totalmente automática, direcção assistida, controlo de condução eléctrico, ar condicionado redesenhado e mais flexível, desembaciadores eléctricos das janelas traseiras e elevadores de janelas com botão de pressão. O Continental foi produzido em modelos de duas portas, cabriolet de duas portas ou como o Flying Spur de quatro portas.

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