ACP-BP

Pub

A Citroën comemora 100 anos com muita festa

| Revista ACP

As celebrações começam em fevereiro e vão durar quase todo o ano, com Portugal na rota da festa.

citroen 1920

Revelação de novos concepts, exposição dos modelos que fizeram história na marca e lançamento de várias publicações e brinquedos são alguns pontos que vão marcar as celebrações do centenário da Citroën, também em Portugal.

A festa começa já em fevereiro num dos mais conhecidos salões de clássicos – o Retromobile, com a marca a exibir 30 dos seus mais representativos modelos, distribuídos por tês grupos.

O tema dedicado à Produção vai ser composto pelos Citroën Type A 10 HP, C3 5 HP, Traction Avant, Type H, 2CV, DS 21 Pallas, Méhari, CX 25 Prestige, C6 e C5 Aircross. No tema Concept é composto pelos modelos C10, GS Camargue, Karin, Activa 1, Xanae, Osmose, C-Métisse, GTbyCitroën, Tubik e CXPERIENCE. Na área dedicada à Competição, a exposição conta com o histórico Scarabée d’Or, a par dos modelos Rosalie, DS 21 (Rali de Marrocos 1969), SM (Rali de Marrocos 1971), 2 CV Africa Raid, ZX Rally Raid, Xsara Kit Car, C4 WRC, C-Elysée WTCC e C3 WRC.

A marca quer aproveitar a sua presença no Retromobile para também lançar um catálogo especial do centenário para colecionadores, que conta a história destes 30 modelos.

Outro dos momentos altos das comemorações vai reunir 11 mil colecionadores e aproximadamente 5.000 automóveis em Ferté-Vidame, local histórico, onde se encontravam pistas de testes, abrigando o desenvolvimento de vários modelos, em particular o icónico 2CV.

Mais para o verão, entre 19 e 21 de julho, a marca realiza novo evento denominado Le Rassemblement du siècle ou “O Encontro do Século”, que volta a juntar colecionadores e carros, onde são esperados 50 mil visitantes ao longo de três dias.

Não está previsto nenhum lançamento durante a celebração deste centenário, embora a marca preveja revelar dois concepts, com o primeiro a ser mostrado em fevereiro, com apresentação pública no mês seguinte, no Salão de Genebra, mostrando assim a visão da Citroën para a mobilidade urbana.

O segundo, vai ser apresentado em maio, em Paris, onde a marca francesa incorporará todos os seus novos desenvolvimentos na direção do ultra-conforto.

Portugal não poderia ficar de parte das celebrações com a realização de várias iniciativas entre as quais tertúlias ou conferências, tendo a primeira como tema “Andre Citroën e os primeiros anos da marca”, agendada para dia 13 de abril, no Museu Nacional dos Coches.

A história da marca também vai ser contada através de uma participação no Motorclássico, que se realiza de 26 a 28 de abril, e no Autoclássico, entre 4 a 6 de outubro. E ainda há espaço para uma exposição no futuro Museu Motor Passion em Cascais.

Os 100 anos da Citroën vão ainda marcados pelo lançamento de uma série especial “Origins” de vários dos seus modelos: C1, C3, C3 Aircross, C4 Cactus, C4/Grand C4 SpaceTourer e C-Elysée. Destacar-se-ão por apresentação e elementos específicos (cores e materiais), com inserções de elementos em cor bronze e um emblema “Origins since 1919”.

scroll up