O novo Volvo XC60 tornou-se o modelo com a melhor performance até agora nos testes de segurança do Euro Ncap de 2017. Com este resultado, o novo SUV da marca sueca consegue igualar o desempenho do XC90, também da Volvo, testado em 2015. Com um quase perfeito 98% na proteção de ocupantes adultos e com uma variedade de recursos de assistência à condução, o XC60 revelou níveis de segurança apenas disponíveis em modelos top de gama.
Mas as análises de segurança do Euro NCAP não se limitaram aos segmentos superiores do mercado. Um dos que maiores vendas regista na Europa é o segmento dos hatchback compactos, que tem sido alvo de simpáticas inclusões de muita tecnologia por parte dos fabricantes.
O novo VW Polo junta-se ao Nissan Micra, Ford Fiesta e SEAT Ibiza entre os modelos recentemente testados e apresenta uma série de recursos de assistência de condução, incluindo o Sistema Automático de Travagem de Emergência. Já o SEAT Arona partilha com o Ibiza as impressionantes especificações de segurança e também foi recompensado com uma classificação de cinco estrelas.
Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP, afirmou que "é ótimo ver a Volvo a produzir carros que obtêm resultados de quase 100% em áreas dos nossos testes, demonstrando assim por que o Euro NCAP deve continuar a adaptar o grau de exigência dos seus testes. No próximo ano, vamos ter novos testes e incluir requisitos ainda mais rigorosos para um modelo atingir as cinco estrelas. Não nos esquecmos, porém, de que são os veículos de grandes vendas os que influenciam o futuro dsa segurança rodoviária e fabricantes como a Nissan, Ford, SEAT e VW devem ser congratulados por democratizarem a segurança no modelos de gama mais baixa, disponibilizando assistência de segurança de alta tecnologia. Esperamos que a Renault, cujo Clio lidera as vendas europeias neste segmento, siga o mesmo caminho rapidamente".
Esta bateria de testes agora revelada incluem também os resultados de três pequenos SUV. O VW T-Roc, Škoda Karoq e o Mitsubishi Eclipse Cross obtêm boa pontuação, com um desempenho robusto em todas as áreas de avaliação.
Nestes testes, a categoria dos MPV foi a única que não trazia de série o Sistema Automático de Travagem de Emergência: o Opel Crossland X e seu "primo" de plataforma, o Citroën C3 Aircross, possui este sistema de travagem apenas como opção, mas vem equipado com outros sistemas de assistência de condução que os permite obter classificações de cinco estrelas.