A venda da marca de automóveis desportivos Porsche poderá valer até 75 mil milhões de euros ao Grupo volkswagen, naquela que será a segunda maior oferta pública de aquisição (OPA) na história da Alemanha.
A Volkswagen vai fixar o preço das acções preferenciais da Porsche AG entre os 76,50 euros e os 82,50 euros por acção, disse o construtor de automóveis, traduzindo-se numa valorização de 70 mil milhões a 75 mil milhões de euros.
A concretizar-se o patamar mais elevado desta avaliação, o negócio tornar-se-à a terceira maior OPA registada na Europa. A negociação na Bolsa de Frankfurt arranca a 29 de Setembro, revelou a Volkswagen.
Ao todo vão ser 911 milhões de acções da Porsche AG divididas em 455,5 milhões de acções preferenciais e 455,5 milhões de acções ordinárias. Até 113.875.000 acções preferenciais, sem direito a voto, vão ser colocadas junto dos investidores no decurso da OPA.
Os fundos soberanos do Qatar, Abu Dhabi e Noruega, bem como a companhia de fundos mútuos T. Rowe Price vão subscrever até 3,68 mil milhões de euros em acções preferenciais como investidores de referência, disse a Volkswagen.