ACP-BP

Pub

Transportes de Lisboa e Porto aderem ao telemóvel

| Revista ACP

Carregar passes e comprar bilhetes com o telemóvel já é possível em Lisboa, ao passo que no Porto só entra em vigor em Março. 

metro-lx-2

A Carris lançou esta quarta-feira a aplicação ('app') 'CarrisWay' que vai permitir carregar os passes e outros títulos de transporte no cartão Navegante através de um 'smartphone', anunciou aquela empresa de transporte rodoviário de Lisboa.

 Com a 'CarrisWay', a empresa pretende facilitar o dia a dia aos utilizadores dos transportes públicos, que podem comprar bilhetes e carregar os passes no seu 'smartphone' e sem recorrer aos pontos habituais de carregamento.

Os pagamentos podem ser efetuados por MbWay ou com um cartão de crédito, "sendo possível carregar vários outros títulos de transporte no cartão navegante personalizado, inclusivamente os títulos gratuitos", acrescentou a Carris, destacando que a 'app' também permite a emissão de um comprovativo de carregamento.

A transportadora informou ainda que a 'app' foi criada pela própria empresa, que é assim "o primeiro operador de transportes do mercado nacional a criar e lançar uma aplicação própria para este fim". A 'app' está disponível para 'smartphones' com tecnologia NFC compatível, para os sistemas Android e iOS.

Andante no telemóvel só em Março

Também no Porto foi anunciado um novo serviço que permitirá carregar o bilhete Andante, usado naquela Área Metropolitana, através do telemóvel, poupando a obrigação de carregamento nas máquinas, com entrada em funcionamento prevista para março, segundo os Transportes Intermodais do Porto (TIP).

A nova funcionalidade, denominada TOP UP, "permitirá o carregamento de títulos de transporte Andante (viagens ocasionais e passes) recorrendo ao telemóvel nos dois sistemas operativos, Android e iOS, para utilizadores de transporte público que já possuem um cartão Andante azul (utilização ocasional) ou prateado (utilização frequente)", disse fonte dos TIP.

O agrupamento complementar de empresas que gere o sistema Andante estima que a nova funcionalidade, dedicada a 'smartphones', seja lançada "ainda no mês de março", e poderá "ser acedida via 'app' [aplicação já existente] Anda, mas sem que o cliente tenha de se registar".

"Trata-se de ter uma loja Andante no bolso ou sempre à mão", refere o agrupamento liderado por Manuel Paulo Teixeira, salientando que "os trabalhos técnicos estão a ser ultimados, pelo que ainda não está disponível ao público".

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

No caso do serviço do Andante, bastará descarregar a aplicação Anda, aceder ao novo serviço, encostar o cartão Andante à parte de trás do telemóvel, escolher o título de transporte que se pretende carregar (ocasionais ou passes), tendo a opção de preenchimento dos dados para emissão de fatura, meio de pagamento e aguardar o sucesso da operação sem retirar o cartão da parte de trás do telemóvel.

Quanto ao atual portal Andante, já permite a renovação dos perfis de assinatura Normal, depois de já permitir a Estudantes e Terceira Idade, estando os TIP "a trabalhar no alargamento das funcionalidades já existentes aos restantes perfis, como Social+ e Antigo Combatente".

Atualmente, para as primeiras três categorias, já é possível "aderir (ou seja pedir o passe pela 1ª vez)", "renovar (o perfil anual)", "pedir 2ª via do cartão" ou "consultar movimentos".

"Com o lançamento dos passes gratuitos tivemos muitas adesões, pelo que o portal é uma ferramenta cada vez mais importante e assumirá grande relevância na altura das renovações (agora só para os Estudantes entre os 19 e os 23 anos)", refere fonte oficial dos TIP.

scroll up