SUV: consumidores querem, impostos sobem

| Revista ACP

Cada vez mais com mais procura, os SUV estão no centro da polémica em algumas cidades europeias.

@video=Mza1DySe1wk

Depois de França chegou agora a vez de Espanha aprovar medidas que pretendem penalizar o estacionamento dos SUV. O objetivo passa por retirar mais veículos dos centros urbanos, mas foca-se nos de grandes dimensões onde os SUV se inserem. Para além da dimensão este tipo de automóvel acaba também por ser mais poluente por causa do peso elevado e cilindrada do motor.

Apesar de visar os SUV, esta medida deverá contar com algumas exceções, nomeadamente para os modelos 100% elétricos e para aqueles que forem de famílias numerosas, que precisam de veículos mais espaçosos.

Esta semana estivemos ao volante do novo Jeep Compass 4xe híbrido, um SUV familiar com aptidões todo terreno. O Compass tem um design atual e robusto onde encontramos vários apontamentos que nos relembram os modelos originais que tornaram a marca famosa. Na frente a grelha é inspirada na grelha do CJ original dos anos 50 e 60, modelo conhecido por ter excelentes prestações fora de estrada.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Compass está adaptado à realidade dos novos clientes Jeep que não procuram uma opção tão focada no todo-o-terreno, esses podem escolher o Wrangler, mas sim num carro prático para uso diário e económico. É com estes argumentos que o Jeep Compass híbrido faz sentido, oferece lugar a cinco ocupantes de forma confortável. Os bancos da frente são muito suaves, que tornam as viagens longas mais descasadas, e na traseira existe espaço para três ocupantes.

Relativamente ao motor o modelo recorre a um motor turbo a gasolina de 1.3 litros e a uma unidade elétrica que em conjunto alcançam os 190 ou 240 cavalos dependo da versão escolhida. Quanto ao consumo este SUV em 500 km registou um consumo médio de 7 l/100km e graças ao sistema híbrido ainda é capaz, se quisermos, percorrer 50 km em modo 100% elétrico com uma carga de bateria. Sendo um Plug-in podemos carregar o carro em casa e demora cerca de 6,5h para carregar a bateria de 11,4 kWh. Os preços em Portugal começam nos 46.920 euros.

Tempo ainda para ver a mais recente edição do Passeio dos Alemães, organizado pelo ACP Clássicos, onde se juntaram apaixonados pelos modelos germânicos que fizeram a história do automóvel, Mercedes Benz, Porsche, BMW ou a Volkswagen, foram algumas das marcas em destaque.

scroll up