O Metrobus passa a ligar a Praça da República à estação ferroviária de Coimbra-B, numa nova fase de operação do Sistema de Mobilidade do Mondego que implica uma reorganização da circulação na Baixa de Coimbra e da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Uma das principais alterações ocorre na Rua da Sofia, que deixa de permitir a circulação automóvel geral e passa a ter uma função prioritariamente dedicada ao transporte público. Mantêm-se, contudo, os acessos locais necessários a residentes autorizados, cargas e descargas, serviços essenciais e outros veículos autorizados.
A Avenida D. Sesnando Davides, também conhecida como Via Central, fica igualmente reservada prioritariamente ao transporte público e aos acessos autorizados. Já a Rua de Saragoça passa a ter sentido único descendente no troço entre a Rua de Montarroio e a Rua Guerra Junqueiro.
As alterações na circulação são acompanhadas por uma reorganização da rede dos SMTUC, que abrange mais de 20 linhas. Os serviços estimam que cerca de 14% dos passageiros diários sejam afetados pelas mudanças.
A reorganização procura evitar a sobreposição entre a oferta dos SMTUC e do Metrobus, privilegiando uma lógica de articulação entre os dois serviços. O Arnado, a Praça da República e a zona do Estádio/Solum passam a funcionar como pontos de ligação.
No Arnado, a ligação entre os serviços implica um percurso pedonal de cerca de cinco minutos até à estação do Metrobus junto à Câmara Municipal. Na zona do Estádio/Solum, o transbordo entre os dois serviços implica uma deslocação a pé de cerca de três minutos.
Para acompanhar as alterações, o Município de Coimbra lançou a campanha de informação “E agora, como vou?”, com informação sobre os novos percursos dos SMTUC e os condicionamentos à circulação na Baixa.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.