ACP-BP

Pub

O Microlino já tem companhia: a Microletta

| Revista ACP

Inspirado no Isetta, o Microlino vai ser por fim comercializado, a par da Microletta, inspirada na famosa Vespa, mas com 3 rodas.  

microlino-microletta

Mais de 58 anos após o fim de produção do BMW Isetta (que na verdade era um carro italiano criado e fabricado pela Iso entre 1953 e 1955, altura que vendeu a licença), o famoso modelo vai regressar às estradas europeias sob a forma de inspiração e movido a eletricidade. O Microlino bebe a sua estética, dimensão e funcionalidade diretamente do pequeno carro ítalo-alemão, mas agora o seu "powertrain" já não vai ser um motor de mota alemã adaptado, mas sim uma unidade elétrica com bateria de 14,4 kWh, ou seja, cerca de 20 cv de potência, possibilitando uma autonomia próxima dos 200 km. 

Este regresso esteve prometido para 2019, mas um conjunto de problemas legais relacionados com o desenvolvimento de produto travaram o projeto, que agora surge com aquelas características, numa versão agora mais desenvolvida, mas com o mesmo preço anunciado: 12 mil euros. A ideia era mostrá-lo no Salão de Genebra, entretanto cancelado. 

Mas a Micro Mobility Systems (MMS), empresa suíça que criou o Microlino, quis aproveitar o entusiamo gerado com este Isetta 2.0 (logo após o anúncio em 2018 o Microlino já contava com mais de 6500 encomendas), e apresentou a Microletta, um novo protótipo de uma moto de três rodas, muito inspirada na mítica Vespa italiana, também elétrica, com duas pequenas baterias sob o assento, que se retiram para carregar em casa. A velocidade máxima anunciada é de 80 km/h, para uma autonomia que na ordem dos 80 km. A MMS garante um preço de lançamento abaixo dos 5 mil euros.

scroll up