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Morreu Francisco Romãozinho um senhor do desporto automóvel

| Revista ACP

O vencedor do TAP Rally de Portugal de 1969 num Citroen DS, foi piloto oficial da marca francesa e teve uma vida recheada de sucessos.

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Foram mais de 40 anos dedicados aos automóveis. Francisco Romãozinho passou por diversas vertentes do desporto motorizado, assinando uma carreira nacional e internacional notável. Foi precisamente em 1969, talvez o melhor ano da sua longa carreira, que Romãozinho vence o TAP Rally de Portugal aos comandos de um Citroen DS oficial. Nesse mesmo ano conquista um título nacional de velocidade com um BMW.

Filho de um médico de Castelo Branco, Francisco Romãozinho nasceu a 28 de março de 1943, e escolheu como primeiro carro um Mini Cooper em 1962. A partir daí passou a concretizar alguns dos seus sonhos, como piloto de qualidades reconhecidas. Os amigos afirmavam que ele era alguém que só sabe olhar para a frente, perseguindo como poucos os seus objetivos.

Um dos seus grandes amigos, companheiro de um percurso profissional invejável e também de inúmeras aventuras, foi Mário Martins da Silva, atualmente o Presidente da Comissão Organizadora do Vodafone Rally de Portugal. Ambos tiveram um papel importante na Citroen e, segundo Martins da Silva: “ele foi o grande culpado por eu ter ingressado na Citroen e, mais tarde, na SIVA”. Mário Martins da Silva, responsável pela conceção dos Citroen Visa de troféu e mais tarde dos carros concorrentes ao famoso Troféu AX, partilhou momentos inesquecíveis ao lado de Francisco Romãozinho, como na 1ª edição da Baja de Portalegre, onde foi o seu navegador ao longo dos mil quilómetros da prova. Na atura, ambos fizeram parte de um grupo restrito, o dos homens que mais sabiam de automóveis.

Um longo caminho, repleto de projetos conseguidos e impossíveis de esquecer. Se o DS foi um carro marcante na sua carreira, Francisco Romãozinho também tripulou um Visa, com a Citroen a tornar-se numa marca importante na sua vida desportiva e não só, uma vez que, profissionalmente exerceu as funções de Diretor Comercial e de Marketing da Citroen. Sempre com os automóveis como paixão, Romãozinho foi administrador executivo da SIVA e Presidente da Fiat Auto Portuguesa. Atualmente dedicava-se ao turismo rural com o Monte da Várzea, uma propriedade situada em Alvega, concelho de Abrantes.

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