ACP-BP

Pub

Jazz e MX-30 5 estrelas em segurança do Euro NCAP

| Revista ACP

Euro NCAP testa e estrela dois pequenos familiares com distinção. BMW Série 2 Grand Coupé e Mercedes-Benz EQV também com nota máxima por comparação.

MX-30EuroNCAP

A mais recente sessão de testes de segurança da Euro NCAP juntou para avaliação dois pequenos familiares, o Honda Jazz e o Mazda MX-30, que apresentaram resultados cinco estrelas. A entidade europeia responsável pela avaliação de segurança dos veículos automóveis analisou ainda o BMW Série 2 Grand Coupé, bem como o Mercedes-Benz EQV, ambos a conquistarem também a nota máxima.

No que toca ao Honda Jazz, o modelo está agora longe do inicialmente comercializado na Europa em 2002, nomeadamente por contar agora apenas com propulsão híbrida. Além disso, o modelo mais recente vem também equipado com os mais recentes equipamentos de segurança, incluindo travagem de emergência autónoma e o totalmente novo airbag central, que protege o condutor e passageiro dianteiro de lesões em caso de colisões laterais. No todo, o pequeno familiar da Honda recebeu nota máxima, o que o torna, neste capítulo, um verdadeiro rival do Toyota Yaris testado no início do ano.

Também com nota máxima nesta avaliação, o Mazda MX-30, que representa a estreia da marca nos veículos 100% elétricos, garantiu uma proteção de 91% para ocupantes adultos. Um resultado que não deixa de ser significativo quando se tem em conta que é mais pesado que o CX-30, modelo no qual se baseia a mais recente proposta da Mazda, mas que é possível graças ao compatibilidade da estrutura frontal e aos novos limitadores laterais. Contudo, o MX-30 desaponta no que toca às capacidades de evitar colisões com outros utilizadores da via, apresentando uma prestação medíocre no teste e revelando falta de funcionalidades mais avançadas.

“Tanto a Honda, como a Mazda estão de parabéns pela sua aposta na segurança e por terem atingido avaliações cinco estrelas com os seus carros,” começou por afirmar Michiel van Ratingen, Secretário Geral do Euro NCAP. “As avaliações reveladas à data demonstram que os novos protocolos de 2020 do Euro NCAP estão a causar um impacto tangível nos equipamentos de segurança e prestação em acidente de modelos automóvel na Europa, incluindo os mais recentes veículos elétricos. A resposta da indústria às avaliações dos consumidores continua a ser um dos mais importantes propulsores da inovação na segurança automóvel.”

A Euro NCAP aproveitou ainda para avaliar dois outros modelos por comparação com outros dos mesmos construtores. Um deles, o BMW Série 2 Grand Coupé, que tem por base o Série 1 testado no ano passado, e o outro o Mercedes-Benz EQV, a versão elétrica do V-Class de 2014. Em ambos os casos, e após alguns testes extra, a entidade responsável pela avaliação de segurança do automóveis comercializados na Europa chegou à conclusão que qualquer um deles pode receber a mesma classificação dos modelos que lhes serviram de base. Nos dois casos, cinco estrelas.

scroll up