Green NCAP já arrancou testes de 2024

| Revista ACP

Ronda de testes ambientais aos automóveis começa com um lote de opções mais virado paras as famílias 

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A publicação deste mês do Green NCAP inclui classificações para quatro veículos com uma gama de características familiares: o Volkswagen ID.7, o Škoda Enyaq, o Opel Astra 1.5 CDTi e o Toyota Corolla Cross Hybrid. Embora as dimensões dos automóveis e as combinações de grupos motopropulsores sejam diferentes, todos estes automóveis contribuem para a transição para uma mobilidade mais sustentável, obtendo classificações que variam entre duas e cinco estrelas.

As famílias que procuram um espaço amplo e conforto serão imediatamente atraídas pelo Volkswagen ID.7. O ID.7 é considerado "o mais adulto" da gama de veículos eléctricos da Volkswagen.

Os resultados da avaliação do Green NCAP revelam que a Volkswagen também se empenhou tanto no impacto ambiental como no desempenho de condução, por exemplo, a eficiência energética do ID.7 é uma das melhores observadas pela organização europeia de testes ambientais no setor automóvel.

Este automóvel também cumpre a sua autonomia, com 506 km em condições reais de condução e uma média de 370 km em autoestrada a uma velocidade significativa de 130 km/h. Este resultado talvez não seja tão convincente como o de um Tesla S, mas o automóvel continua a oferecer às famílias uma perspetiva de um passeio de fim de semana tranquilo. O design aerodinâmico e o grupo motopropulsor eficiente contribuem para uma pontuação global impressionante de 98% e uma classificação de cinco estrelas.

A Škoda e os seus automóveis são, desde há muito, os favoritos das famílias, sendo frequentemente citadas qualidades atractivas como o espaço, a qualidade de construção e o preço razoável. O "verde" pode agora ser acrescentado pelo fabricante de automóveis checo à lista. O Enyaq, o primeiro SUV totalmente elétrico e elegante da Škoda que tem as famílias modernas na mira, impressionou o Green NCAP com o seu desempenho. Tal como o ID.7, este carro tem uma massa significativa, o que afecta os seus valores de consumo de energia, mas o motor elétrico continua a ser relativamente eficiente e, juntamente com uma autonomia saudável, deve apaziguar as ansiedades da maioria dos condutores de eléctricos. Tanto o ID.7 como o Enyaq têm a mesma bateria de 77 kWh. O Enyaq obteve uma merecida classificação de cinco estrelas e uma pontuação de 96%.

Para as famílias que ainda não têm a certeza de que os veículos eléctricos se adaptem às suas rotinas diárias e que se sentem desencorajadas por um preço mais elevado, um veículo híbrido continua a ser a escolha adequada. O Green NCAP testou o modelo 2023 do Toyota Corolla Cross Hybrid com um motor de 2 litros, mais motor de tração eléctrica e transmissão automática (CVT).

Este SUV de tamanho médio destina-se àqueles que pretendem um automóvel de tamanho adequado e altamente funcional. No geral, o automóvel tem um consumo de combustível razoavelmente baixo; no entanto, estes números aumentam significativamente em autoestrada, como constatou o Green NCAP. O desempenho do sistema de pós-tratamento dos gases de escape também poderia ser melhorado com um maior enfoque nas emissões de CO2, demonstrado particularmente em viagens mais curtas com arranque a frio do motor e situações de elevada exigência de potência, como ultrapassagens em autoestrada. O automóvel obtém uma classificação global de 49% e uma classificação de duas estrelas e meia.

Para os interessados num automóvel familiar mais pequeno, o Green NCAP testou recentemente a versão diesel de 96 kW do Opel Astra 1.5 CDTi, equipado com uma transmissão automática de 8 velocidades. O automóvel pode não ter o requinte do seu homólogo a gasolina, de acordo com os críticos, mas o mérito deve ser atribuído à Opel pelo pós-tratamento de escape robusto e de última geração, que trata os poluentes gasosos e as partículas de forma bastante eficaz. As emissões de NOx são baixas na maioria das situações, embora atinjam limiares mais elevados quando testadas em condições frias e urbanas. Surpreendentemente, o Astra não explora todo o potencial energético do seu motor diesel, pelo que os valores de consumo numa série de viagens não são tão eficientes como poderiam ser. Os valores de consumo registados são também significativamente superiores aos valores oficialmente declarados. Em termos gerais, o Astra obtém uma pontuação meritória de 51% e uma classificação de três estrelas, principalmente graças à sua capacidade de limpar os gases de escape do motor diesel.

Segundo o diretor técnico do Green NCAP, "a compra de um carro novo é um labirinto de escolhas. Há muitos factores a considerar por uma família, como o tamanho, o conforto, o design e a acessibilidade, mas vale a pena dedicar algum tempo a analisar o desempenho ambiental de um veículo". Para Aleksandar Damyanov, "os testes mais recentes do Green NCAP demonstram a dedicação dos fabricantes de automóveis em melhorar o efeito ambiental, independentemente do grupo motopropulsor. É difícil para as famílias modernas considerarem uma transição completa para a eletricidade, mas acreditamos que, com as conclusões do Green NCAP, podem munir-se de uma variedade de opções que vai motivar a ajudar no caminho para uma decisão mais ecológica".

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