ACP-BP

Pub

Genesis entra no mercado europeu com 5 estrelas do Euro NCAP

| Revista ACP

Marca de luxo da Hyundai entra com classificação máxima no Velho Continente, a par do BMW serie 4. Mais recente C4 da Citroën com 4 estrelas.   

genesis-g80-ncap

Os modelos Genesis G80 e GV80, recém-chegados ao mercado europeu, receberam a distinção máxima nos mais recentes testes de segurança efetuados pelo Euro NCAP. Já a mais recente versão do C4 da Citroën, incluindo a variante elétrica ë-C4, conquistou quatro estrelas. Quanto ao BMW Série 4 Coupé e o Série 4 cabriolet compartilham a classificação máxima de cinco estrelas obtida em 2019 pelo BMW Série 3, na qual se baseiam em grande parte.

A Genesis é uma marca subsidiária da sul-coreana Hyundai, dedicada ao segmento premium e entra finalmente como marca autónoma no mercado europeu, embora já tenha resultados significativos nos mercados coreano e americano, onde primeiro se estreou.

Os dois primeiros carros desta marca de luxo da Hyundai - o G80 e o SUV GV80 - impressionam com as melhores classificações de segurança Euro NCAP. Com airbags de cabeça, tórax e central, o GV80 marca pontos completos para proteção contra impactos laterais, e o G80 está apenas uma fração de ponto atrás. Ambos os carros também conseguem pontuações completas para a proteção de crianças e fornecem uma gama completa de sistemas de assistência ao condutor. A proteção de peões do GV80 está um pouco atrás da do G80 com seu capot ativo, mas é o suficiente para garantir uma classificação de cinco estrelas.

O Citroën C4 de terceira geração e enquadra-se firmemente no território das quatro estrelas, com seu desempenho na proteção de ocupantes de adultos, proteção de pões e assistência de segurança a não conseguirem pontiução suficiente para ultrapassar o limiar das cinco estrelas. Sendo o primeiro modelo do recém-criado grupo Stellantis (PSA/FCA) a ser testado pelo Euro NCAP, o C4 foi testado com o equipamento padrão disponível nas variantes elétricas C4 e ë-C4 regulares. Isso inclui o sistema de prevenção de colisões dianteiras e os travões de emergência automáticos para carros e pões, mas não a funcionalidade para deteção de ciclistas, que é oferecida apenas como opcional.

O secretário-geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen, considera que “estes são tempos difíceis para a indústria automóvel, com a pandemia e a escassez de semicondutores a representar grandes desafios para as marcas. Ainda assim, a Genesis conseguiu trazer dois carros para o mercado que oferecem desempenho de segurança excelente e robusto em todas as áreas. A Citroën atribuiu uma respeitável classificação de quatro estrelas para os novos modelos C4, mas ainda nos deixou com a impressão de que, com um pouco de engenharia mais cuidadosa, poderia ter sido muito melhor. ”

O BMW Série 4 Cabriolet e o Série 4 Coupé trazem muito do Série 3, classificado pela Euro NCAP em 2019. Alguns testes foram transferidos do Série 3, mas, além disso, foram feitos testes extras para garantir que a segurança está em o mesmo nível cinco estrelas de 2019.

Veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in (PHEVs) continuam a inundar o mercado, muitas vezes como novas variantes de modelos existentes. As classificações do Škoda Octavia, VW Golf, Renault Captur e Opel Grandland X foram estendidas para cobrir as variantes híbridas ou PHEV, enquanto as do BMW X3 e do Opel Corsa agora incluem variantes totalmente elétricas.

scroll up