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Fábrica da Lexus está bem afinada para produzir o LC

| Revista ACP

O LC é um supercarro e tudo começa na forma altamente inovadora como está a ser produzido. Chega em agosto à Europa.

Motomachi Lexus_2

Começou esta semana a produção dos primeiros Lexus LC para o mercado europeu, numa exclusiva linha de montagem no Japão. A Lexus adaptou a fábrica de Motomachi, onde foi produzido o supercarro Lexus LFA, de modo a criar um ambiente de trabalho favorável aos mais altos níveis de qualidade que a construção do modelo exige em todas as fases do processo.

Para que o espaço se tornasse ainda mais produtivo, a marca escolheu a cor branca para o interior das instalações e o final da linha de montagem foi redesenhado de modo a que os engenheiros se foquem no trabalho. Cada pessoa tem uma média de 20 minutos para cumprir a sua tarefa, o suficiente para garantir que todo o processo corresponde aos exigentes requisitos de qualidade da Lexus.

A linha de montagem culmina numa cabine de vidro onde cada milímetro da carroçaria é sujeito a um intenso escrutínio, sob uma bateria de luzes LED. A área de inspeção sonora está cercada de painéis de vidro mais grossos, de modo que a menor anomalia possa ser detetada. É também aqui que se verificam os componentes funcionais, como as portas. O LC é montado pelos Takumi, uma equipa de artesãos especialmente selecionada e treinada, todos eles com anos de experiência na Lexus.

A produção do Lexus LC beneficia ainda da tecnologia desenvolvida pela marca para a produção artesanal deste supercarro, nomeadamente do RTM, Resin Transfer Molding, um processo especial para o fabrico de material compósito CFRP. Ao adaptar a RTM para produção em volume, a Lexus conseguiu incorporar CFRP em áreas-chave do LC, o que contribui significativamente para a redução do peso do novo coupé topo de gama. A produção do novo LC é um marco revolucionário para a Lexus, não só pela sinergia conseguida entre as equipas de Design e de Engenharia, como pelo seu contributo para afirmação da Lexus como marca de luxo global.

A chegada do LC aos distribuidores europeus está prevista para agosto, em duas motorizações. O LC 500 com a motorização V8 a gasolina acoplada a uma transmissão automática de 10 velocidades, uma estreia mundial para este tipo de veículo. O LC 500h conta com o inovador Sistema Híbrido Multi Stage da Lexus, uma tecnologia de última geração que traz múltiplas vantagens no que toca ao desempenho e à experiência de condução, incluindo um binário mais elevado e aceleração linear mais direta desde o arranque.

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