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Euro NCAP testou ajudas à condução em 3 modelos

| Revista ACP

Resultados variam entre Muito Bom e Moderado, numa avaliação que envolveu Renault Austral, Nissan Ariya e Alfa Romeo Tonale. 

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Os automóveis autónomos ainda não estão disponíveis para compra no mercado automóvel europeu, mas já muitos estão equipados com a tecnologia precursora que vai permitir o funcionamento bem sucedido dos automóveis automatizados. Esta tecnologia existe como opção de condução assistida em cerca de 90% dos automóveis novos e está a ajudar os condutores a manterem-se seguros. Como parte do seu programa de classificação, o Euro NCAP tem estado a avaliar os sistemas de Condução Assistida nos últimos três anos e o último lote de classificações revela a qualidade destes sistemas. Esta quarta-feira, o Euro NCAP divulgou os resultados das classificações de três veículos - Renault Austral, Nissan Ariya e Alfa Romeo Tonale.

Os dados gerais sobre a sinistralidade demonstram que sair involuntariamente de uma faixa de rodagem devido a distracção ou sonolência, ou embater no carro da frente, são dois dos acidentes mais comuns que podem ocorrer aos condutores numa auto-estrada.Os sistemas de condução assistida, quando utilizados correctamente, ajudam a prevenir estas situações, mantendo os condutores alerta e atuando nas acções resultantes da fadiga. Estes sistemas podem manter o automóvel dentro da faixa de rodagem e garantir a manutenção de uma distância segura em relação ao veículo da frente, dando tempo para travar em segurança.

No entanto, estes sistemas, embora apoiem o condutor, não estão lá para assumir o papel de condutor. O Euro NCAP encoraja vivamente uma abordagem colaborativa ou equilibrada, em que o automóvel e o condutor trabalham lado a lado para partilhar a tarefa de condução.

Se a tecnologia/sistema funcionar correctamente no contexto desta abordagem equilibrada, é um verdadeiro contributo para uma condução segura; caso contrário, ou se houver falta de comunicação de ambos os lados, os condutores podem colocar-se a si próprios ou a outros em risco. O Euro NCAP utiliza algumas avaliações rigorosas baseadas na via para medir o desempenho do sistema. Os testes avaliam a competência dos veículos em termos de direcção e travagem, o grau de colaboração do sistema (para evitar uma dependência excessiva e perigosa) e, finalmente, se as coisas correrem mal, a capacidade do automóvel para evitar uma situação potencialmente perigosa. Por último, é analisada a informação (material de marketing e literatura) fornecida ao consumidor e a forma como o condutor recebe formação sobre a sua utilização. A classificação do Euro NCAP consiste em dois domínios de incidência e cinco níveis de classificação. Competência de Assistência (que inclui o envolvimento do condutor e a assistência ao veículo) e Apoio à Segurança (que mede a forma como o veículo reage quando os sistemas falham).

As classificações mais recentes revelam a competência destes sistemas e demonstram a sua crescente prevalência nos automóveis produzidos pelos principais fabricantes. Os resultados excelentes agora revelados referem-se aos sistemas Renault Austral Active Driver Assist e o Nissan Ariya ProPILOT Assist, que obtiveram ambos a classificação de Muito Bom. O sistema do Austral obteve a pontuação mais elevada de todos os sistemas de condução assistida da Renault testados até à data pelo Euro NCAP. Os veículos impressionaram os engenheiros de teste com as suas pontuações completas de 25 pontos nos testes de condução colaborativa, sugerindo que estes veículos funcionam bem com o condutor e não permitem uma dependência excessiva do sistema. Também impressionante é a capacidade do sistema de reagir às características da estrada, abrandando para curvas apertadas e rotundas, aumentando a segurança do condutor e reduzindo a fadiga. O Nissan também abranda nos cruzamentos, outra vantagem adicional. No entanto, o Renault acaba por reagir a outros veículos de uma forma mais abrangente, o que lhe permite obter uma pontuação ligeiramente superior. Ambos os veículos têm excelentes sistemas de apoio à segurança e podem ser elogiados por indicarem com exactidão a funcionalidade e as limitações do seu sistema.

O material promocional do Alfa Romeo Tonale Active Driving Assist faz referências enganadoras à automatização, o que reduziu a sua pontuação, mas o sistema continua a ser equilibrado, com níveis modestos de Assistência ao Veículo e Envolvimento do Condutor e boas pontuações de Apoio à Segurança, resultando numa classificação Moderada.

Segundo o Secretário-geral do Euro NCAP, Michiel Van Rating, "o Euro NCAP defende vivamente uma abordagem colaborativa entre o veículo e o condutor nos sistemas de condução assistida, para garantir que os olhos do condutor permanecem sempre na estrada e que as mãos estão principalmente no volante, e que não há possibilidade de dependência excessiva. Estamos ansiosos por ver como os novos automóveis cumprem os nossos protocolos alargados aplicáveis à condução assistida em condições que não sejam de auto-estrada, que serão introduzidos no próximo ano".

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