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Euro NCAP revela as carrinhas mais seguras

| Revista ACP

Novos critérios de testes de segurança fizeram baixar algumas classificações dos 18 furgões ensaiados.

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O Euro NCAP divulgou as classificações de segurança dos principais ligeiros comerciais para 2023 e revelou os planos para testes de segurança de veículos pesados

Em 2021 o Euro NCAP lançou o Commercial Van Safety Rating para melhorar a informação de segurança dos gestores de frotas e proporcionar uma experiência mais segura aos condutores de furgões e outros utentes da estrada. Um ano depois, foram reportadas significativas melhorias no desempenho e disponibilidade dos sistemas de segurança destes veículos quando o Euro NCAP repetiu os testes.

Em 2023, o Euro NCAP está a dar o passo seguinte e a reforçar os critérios para estas classificações. Agora foram divulgados os resultados para dezoito furgões que foram testados sob estas novas condições.

A Fiat Ducato, classificada Platina no ano passado, encabeça mais uma vez a lista, mas agora a descer para Ouro devido aos critérios mais paertados deste ano. A Nissan Interstar mantém a sua posição e continua a ser classificada como Não Recomendada com base na sua falta de sistemas de prevenção de colisões.

Segundo os planos do Euro NCAP, até 2026 as carrinhas deverão ter os mesmos requisitos nos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS na sigla inglesa) que os automóveis de passageiros, e a partir daí a classificação das carrinhas apenas considerará o equipamento padrão em todos os mercados europeus.

O Euro NCAP também avançará em breve com soluções de segurança no mercado da frota com a introdução de um sistema de classificação para veículos pesados de mercadorias.

Os resultados das classificações comerciais das carrinhas agora anunciadas incluem a Ford Transit, que, tal como a Fiat Ducato, alcançou uma classificação de Ouro. A Mercedes-Benz Vito baixa de Ouro para uma classificação de Prata, onde se junta ao Mercedes-Benz Sprinter, Volkswagen Transporter, Renault Trafic, Nissan Primastar e Volkswagen Crafter.

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As que alcançaram uma classificação de Bronze foram a Citroën Jumpy, a Citroën Jumper (Estafeta), Iveco Daily, Opel/Vauxhall Vivaro, Opel/Vauxhall Movano, Peugeot Expert, Peugeot Boxer, Renault Master e Toyota PROACE.

As carrinhas comerciais não têm uma taxa de colisão mais elevada do que outros veículos, mas as colisões envolvendo carrinhas tendem a ser mais severas para os outros veículos e também para os utentes mais vulneráveis da estrada. O Euro NCAP constatou que a tecnologia de Assistência ao Condutor pode ajudar a prevenir ou mitigar eficazmente as consequências destes acidentes.

No entanto, as carrinhas comerciais não estão muitas vezes adequadamente equipadas com tecnologia de ponta. Os novos critérios do Euro NCAP para a classificação das carrinhas comerciais levam a Assistência ao Condutor a um nível mais elevado com maior ênfase nos utentes vulneráveis da estrada, incluindo a segurança dos peões, com ênfase em cenários nocturnos, e ciclistas, bem como a introdução de um novo teste de colisão entre carrinhas e automóveis.

Para os secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "as tecnologias de segurança e as soluções inovadoras estão a desenvolver-se a um ritmo acelerado. O Euro NCAP deve desenvolver os seus critérios para assegurar que os fabricantes mantenham o ímpeto de inovar e disponibilizar as mais recentes tecnologias de segurança em todos os veículos nas estradas europeias. Só porque as carrinhas são utilizadas para fins comerciais, não significa que devam ser menos seguras do que os automóveis de passageiros. Segundo os planos do Euro NCAP até 2026, as furgonetas deverão satisfazer os mesmos requisitos ADAS que os automóveis de passageiros".

O Euro NCAP defende que deve expandir os seus testes de segurança a camiões maiores e mais pesados (camiões pesados). Mais tarde, em 2023, a Euro NCAP lançará um novo esquema de classificação que manterá os condutores seguros e criará um mercado de tecnologia segura e limpa que permitirá aos fabricantes inovar e fazer avançar a sua oferta de segurança firmemente alicerçada nos princípios da Euro NCAP.

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