O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira os seus primeiros resultados de 2022 com as classificações de segurança de sete veículos. O Volkswagen Polo e o Crossover Taigo conquistaram ambos cinco estrelas. O Megane E-TECH, o primeiro modelo Renault baseado na sua nova plataforma de veículos eléctricos dedicados, também alcançou a classificação máxima de segurança, tal como o novo Lexus NX. O BMW Coupé série 2 foi premiado com quatro estrelas.
Julho de 2022 assiste à introdução de nova legislação de segurança automóvel, que obriga à instalação de sistemas de segurança importantes, tais como travagem autónoma e assistência à velocidade nas viaturas novas. E será também um dos mais movimentados do Euro NCAP, que celebra o seu 25º aniversário, com muitos automóveis alinhados para testes e com planos para um novo roteiro da segurança automóvel para a próxima década.
Entretanto, os fabricantes de automóveis continuam a reconhecer o valor que os consumidores e os operadores de frotas atribuem a uma boa classificação Euro NCAP. A Volkswagen deu ao popular Polo um sólido restyling, que, além de estilo extra, acrescentou especialmente mais tecnologia. Graças à adição de novos airbags centrais e de sistemas mais capazes de evitar colisões, o Polo abriu o caminho para uma classificação de cinco estrelas em 2022.
O Lexus NX, disponível como normal e híbrido plug-in, partilha a mesma plataforma que o RAV4 da sua empresa-mãe Toyota. Enquanto o carro teve um bom desempenho nos testes e pontuou o suficiente para se qualificar para 5 estrelas, os engenheiros da Lexus não forneceram toda a informação técnica normalmente partilhada com a Euro NCAP, deixando uma impressão descuidada que é atípica para uma marca Toyota.
Liderando a ofensiva automóvel eléctrica da Renault, o Megane E-Tech é um novo hatchback compacto totalmente eléctrico lançado para recuperar o terreno perdido no popular segmento automóvel familiar da Europa. Com carroçaria e sistemas de retenção melhorados, e um forte desempenho de sistemas avançados de assistência ao condutor como o AEB, o Megane E-Tech de 5 estrelas demonstra que a Renault compreende como conceber automóveis que não só são atraentes como também limpos e seguros ao mesmo tempo.
Os testes no BMW Coupé Série 2 mostraram que o carro oferece uma boa protecção contra colisões e uma protecção satisfatória aos utentes vulneráveis da estrada. O sistema autónomo de travagem de emergência foi executado adequadamente em cenários de testes mais simples, envolvendo outros carros e peões, mas revelou-se mais limitado nos cenários mais desafiantes, tais como a travessia de ciclistas e a mudança de direção durante a travessia de peões. Como resultado, o carro alcançou um crédito de quatro estrelas.
O Secretário-Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, considera ser "bom começar o ano de aniversário com alguns carros de alto desempenho. O Euro NCAP tem vindo a estabelecer o padrão de segurança automóvel há vinte e cinco anos. Os próximos dez trarão enormes desafios, com a condução assistida e automatizada muito na vanguarda das mudanças que se avizinham. O nosso enfoque no ADAS - sistemas avançados de assistência ao condutor - ao longo dos últimos dez anos, mais ou menos, torna-nos bem colocados para classificar estes novos aspectos da tecnologia automóvel e para continuar a fornecer informações chave aos compradores de automóveis no futuro".