O Yangwang U9 Xtreme, da submarca de luxo e desportiva da BYD, alcançou uma nova marca mundial ao atingir 496,22 km/h na pista de testes ATP, na Alemanha, superando o anterior recorde de 490,48 km/h.
Ao alcançar esta marca o modelo chinês posiciona-se como o automóvel de produção mais rápido alguma vez construído.
Este supercarro elétrico é uma versão melhorada do modelo Yangwang U9, com base na arquitetura e4 Platform e equipado com quatro motores elétricos de 30 000 rpm, que juntos superam os 3000 cv de potência.
Entre os destaques técnicos estão ainda um sistema elétrico de 1200V, a bateria Blade de fosfato de ferro e lítio com elevada capacidade de descarga, suspensão ajustada para pista e pneus semi-slick.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O veículo foi conduzido por Marc Basseng, piloto com experiência em provas de resistência, que destacou a estabilidade e silêncio do motor elétrico como fatores decisivos para o desempenho alcançado.
Com produção limitada a 30 unidades, o Yangwang U9 Xtreme está já disponível para encomenda a nível mundial. Segundo a marca, o modelo pretende demonstrar o potencial da mobilidade elétrica no segmento de alta performance.