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Volvo anuncia fim do diesel já em 2024

| Revista ACP

Em 2018 o gasóleo liderava as vendas de veículos novos em Portugal e a maioria dos Volvo vendidos eram diesel.

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Cinco anos depois essa tendência inverteu-se em grande medida, impulsionada pela evolução da procura do mercado, por causa de regulamentos de emissões mais rigorosos e pela aposta na eletrificação. A maioria das vendas da Volvo na Europa consiste agora em automóveis eletrificados, com um motor totalmente elétrico ou híbrido plug-in.

O facto de haver menos carros a gasóleo nas ruas tem também um efeito positivo na qualidade do ar urbano, embora os motores a gasóleo emitam menos CO2 do que os motores a gasolina, emitem mais gases como o óxido de azoto (NOx), que têm um efeito adverso na qualidade do ar, especialmente nas zonas urbanas.

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Em 2022 a Volvo decidiu abandonar o desenvolvimento de novos motores de combustão e vendeu a sua participação na Aurobay, a empresa de joint venture que albergava todos os restantes ativos para motores de combustão.

Segundo o CEO da marca sueca, Jim Rowan, a decisão de eliminar completamente os motores diesel até ao início de 2024 ilustra a rapidez com que tanto a indústria automóvel como a procura dos clientes estão a mudar face à crise climática, "Os grupos propulsores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de gases de escape. Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas."

O início de 2024 assinalará a construção do último automóvel Volvo a gasóleo, tornando a marca num dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a dar este passo. A partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis totalmente elétricos e, atingir, até 2040, a neutralidade climática.

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