O Skyactiv-X é um novo motor de combustão interna proposto pela Mazda, que combina o caráter de alta velocidade de um motor a gasolina com a eficiência, binário e resposta de um diesel.
Com este novo motor, a Mazda oferece uma combinação de desempenho ambiental, potência e de aceleração. O Skyactiv-X é o primeiro motor de gasolina comercial do mundo a usar ignição por compressão, em que a mistura de combustível e ar se acende espontaneamente quando comprimido pelo pistão.
Um novo método de combustão exclusivo, chamado Spark Controlled Compression Ignition, supera duas questões que até agora impediram a comercialização de motores a gasolina de ignição por compressão: o da maximização a zona em que a ignição por compressão é possível, e o da transição perfeita entre ignição por compressão e ignição.
A ignição de compressão e um sobrealimentador ajustado para melhorar a economia de combustível juntos oferecem uma resposta sem precedentes do motor e aumentam o binário de 10 a 30% sobre o atual motor a gasolina Skyactiv-G.
A ignição por compressão possibilita uma queima super súbita que melhora a eficiência do motor até 20-30% em relação ao atual Skyactiv-G e de 35-45% ao motor a gasolina 2008 da Mazda no mesmo patamar. O Skyactiv-X chega mesmo a igualar ou ultrapassar o mais recente motor diesel Skyactiv-D em eficiência de combustível.
Com alta eficiência numa vasta gama de rotações por minuto, este motor permite uma maior latitude na seleção de relações de transmissão, proporcionando mais economia de combustível e um maior desempenho de condução.