A era da eletrificação invadiu os construtores de automóveis, mesmo aqueles que já não existiam e que com os novos tempos decidiram voltar a apostar na produção. É o caso da DMC celebrizada nos anos 80 com o seu DeLorean imortalizado no filme “Regresso ao Futuro”. Um clássico do cinema onde o modelo brilhou como uma autêntica máquina do tempo. Apesar de terem sido construídas cerca de 9.200 unidades durante a primeira metade da década de 80, o final da produção chegaria em meados dos anos 90. Quando foi vendida a Stephen Wyne em 1995, a ideia era criar uma oficina de reparação da linha DMC, mas os planos evoluíram passando pelo regresso da marca com a produção de novos modelos desta vez eletrificados, como o Alpha5 em 2021. Modelo inspirado no DMC-12, mas cem por cento elétrico e com uma autonomia que ultrapassa os 480 quilómetros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Também a Fisker Automotive criada por Henrik Fisker em 2007 parecia vir a ter um futuro promissor a avaliar pelo trabalho do seu fundador que antes projetou carros lendários como o BMW Z8 e o Aston Martin V8 Vantage. Mas apenas o Fisker Karma, um modelo de luxo híbrido lançado em 2012 ficou para a história do construtor, cujo fracasso comercial lhe ditou a falência dois anos mais tarde. Ressurgida agora como Fisker Inc., a “segunda” marca deste dinamarquês lançou o Fisker Ocean totalmente elétrico com autonomia de 630 km e 540 cv apresentado no Salão de Los Angeles em 2021 com chegada ao mercado norte-americano no ano seguinte. Espera-se que venha para a Europa já em 2013. A este SUV vai suceder-se o Fisker Pear em 2024.
Originalmente, a Hummer construía versões civis do seu veículo militar Humyee que seduziu o meio desportivo e artístico pela sumptuosidade das suas dimensões, design e mordomias a bordo, mas também pelo elevado nível de performance graças ao possante motor V8 de grande cilindrada. De 1992 a 2010, o Hummer foi um êxito em todo o mundo chegando a ser comercializado em mais de 50 países, mas devido à crise económica que atingiu o setor automóvel, a General Motor optou pelo encerramento da divisão de veículos Hummer em 2011. Agora, o “monstro” está de volta desta vez com três motores elétricos e 1.000 cv de potência.