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15 protótipos com produção em série quase sem alterações

| Revista ACP

Mais ou menos arrojados todos saíram para o mercado praticamente iguais ao conceito original.

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Nem todos os protótipos que as marcas apresentam têm como objectivo entrar nas linhas de produção. São mais propostas que visam sondar os gostos de mercado e vincar tendências. Mas uns recebem luz verde para avançar com as devidas modificações. Outros nem por isso. Há concepts que são fabricados em série quase sem alterações. Vamos conhecer 15 dessas histórias.

Alfa Romeo 4C

Em 2011 a Alfa Romeo apresentou o Concept 4C e a resposta do público foi tão favorável que em 2014 foi apresentada a versão final que chegaria ao mercado. Com poucas alterações relativamente ao conceito original, apenas mudou ao nível dos faróis e alguns detalhes estéticos mais complicados de produzir em série.

Audi TT Coupé

Em 1995 a Audi surpreendeu o público com o TT Coupé Concept e no ano seguinte o modelo estava a ser comercializado. Apenas perdeu aquela forma caraterística do pilar atrás da porta do concept, para tornar o interior mais luminoso e melhorar a visibilidade.

Audi Le Mans

O Audi Le Mans Quattro foi o concept que a marca apresentou em homenagem às suas vitórias nas 24 Horas de Le Mans. O carro foi bem acolhido, o que a Audi apreciou porque já tinha praticamente definido o seu novo Audi R8 , que chegaria ao mercado poucos meses depois quase sem nenhuma modificação.

BMW i8

Em 2016, a BMW escolheu um nome muito longo i Vision Future Interaction Concept para seu protótipo de desportivo elétrico que teve sucesso. Sob a designação de BMW i8, o modelo produzido em série apresentava-se mais compacto, ganhou portas e um teto porque quanto aoresto era praticamente idêntico ao conceito original.

Bugatti Veyron

Com o Veyron, Ferdinand Piëch viu o seu sonho de um carro com mais de 1.000 cv tornar-se realidade. Embora tivesse sido produzido de forma artesanal com cada unidade a exigir milhares de horas de trabalho, o modelo final quase não mudou em relação ao protótipo. Apenas as rodas, alguns detalhes aerodinâmicos e pormenores no habitáculo diferem.

Citroën SM

A história do Citroën SM é um pouco diferente já que este carro foi apresentado como um modelo definitivo. O que acontece é que o SM incorporava tantas novidades que se pode dizer que cada unidade fabricada era um carro-conceito em si.

Lamborghini Countach

Não é exagero afirmar que a edição de 1971 do Salão Automóvel de Genebra ficou marcada pela presença de um dos automóveis mais fantásticos da história: o Lamborghini Countach Concept. Com um design ultra aerodinâmico, concebido por Bertone, a marca não hesitou e arriscou na produção em série deste modelo tão radical, cujas versões posteriores se tornaram ainda mais espectaculares que o próprio concept.

Lancia Stratos

Com um perfil em forma de cunha, o Lancia Stratos Zero recebeu luz verde para entrar em linha de produção embora com ligeiras alterações, sem perder o design que lhe é tão caraterístico. Também ficou famoso como um carro de rallies.

Jaguar XK

O Jaguar XK120 nasceu apenas para a marca apresentar o seu novo motor de 6 cilindros, com um desempenho considerado excepcional para a época. Estava-se no final da II Guerra Mundial e a Jaguar decidiu produzir em série este modelo que carregou o nome do novo bloco que incorporava, denominado XK.

Jaguar F-Pace

Em 2013, a Jaguar apresentou o seu primeiro SUV em forma de protótipo. O Jaguar C-X17 Concept era muito atraente, mas também realista, fazendo crer ao público tratar-se de um modelo definitivo, o que veio a acontecer com o lançamento do F-Pace muito semelhante ao projecto original.

Peugeot RCZ

Sendo a Peugeot uma marca que ao longo da sua história não tenha apostado muito na ousadia, decidiu arriscar com o RCZ Concept em série e quase sem modificações, apesar de ser um modelo não muito fácil de construir, nomeadamente ao nível do seu teto de cúpula de vidro.

Evoque Range Rover

O Range Rover Evoque que tem sido um caso de sucesso comercial quase nada mudou em relação ao seu concept – o Land Rover LRX, apresentado para a marca antecipar como seria o seu novo SUV. A paixão do público foi imediata.

Renault Avantime

O Avantime não foi dos modelos mais felizes para a Renault, embora hoje seja visto como um carro de culto pela sua estética controversa. Apresentado como um concept, este monovolume (provavelmente com linhas demasiado avançadas para a época) foi produzido para comercialização em parceria com a Matra, quase sem nenhuma alteração relativamente à proposta inicial.

Subaru SVX

No Salão de Tóquio de 1989, a Subaru apresentou um novo modelo que cativou todas as atenções: o SVX Alcyone. Muito futurista e com uma cabine a fazer lembrar um avião de combate, foi no ano seguinte lançado no mercado e quase igual ao protótipo exibido em terras nipónicas. Apenas o pára-choques dianteiro e os aros sofreram alterações.

Volkswagen L1

O L1 Concept foi um apresentado pela Volkswagen como sendo o modelo que prometia um consumo de combustível de apenas um litro por cada 100 km percorridos. A sua estética, que lembrava um carro de combate, também não deixou ninguém indiferente mas daí a seguir directamente para produção em série levantava algumas dúvidas. Foi o que aconteceu e muito pela sua extrema economia de consumos. Chegou ao mercado com a designação de Volkswagen XL1.

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