Estatuto Editorial do Autoclube

O Autoclube disponibiliza informação digital sobre o setor automóvel e o automobilismo que tem como missão disponibilizar informação pertinente e de qualidade acerca destes setores.

O Autoclube é propriedade do Automóvel Club de Portugal.

O Autoclube compromete-se a contribuir para o reforço e prestígio do Automóvel Club de Portugal, do setor automóvel e do automobilismo junto da sociedade em geral.

O Autoclube assume o direito de emitir opinião própria, sempre no respeito integral pela Lei em vigor.

O Autoclube, nas suas publicações, distinguirá as notícias de conteúdo opinativo, daquelas com conteúdo publicitário, reservando-se no direito de livremente interpretar, relacionar e publicar factos e acontecimentos.

O Autoclube assume-se como independente dos poderes políticos e económicos, bem como de qualquer credo, de qualquer doutrina ou ideologia, respeitando todas as opiniões ou crenças.

O Autoclube rege-se, no exercício da sua atividade, pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo.

Antes de qualquer artigo ser publicado, procuramos garantir que as informações são atuais e precisas. Verificamos as fontes e procuramos a fonte original e o material de referência, se aplicável, antes de iniciar o processo de edição. Ao fazer isso, o jornalismo do AUTOCLUBE verifica as informações recolhidas. Isso inclui a identificação de informações, declarações, textos factuais ou técnicos.

O AUTOCLUBE conduz a sua própria verificação de factos e usará verificadores de factos em certas circunstâncias que julgar justificadas, regendo-se, no exercício da sua atividade, pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo.

O AUTOCLUBE considera o erro jornalístico como um objeto de reflexão que se localiza na confluência de ética, técnica e qualidade, pelo que procede à verificação das edições de forma qualitativa mais do que somente para revisão de falhas, o nosso principio é contribuir para a melhoria permanente dos nossos processos de qualidade editorial e proceder à sua correção quando e logo se identifique como necessário. Se encontrou uma gralha, reporte-nos!

O Autoclube respeita os direitos, liberdades e garantias consignadas na Constituição da República, cumpre a Lei de Imprensa e orienta-se pelo cumprimento dos princípios e orientações definidos neste Estatuto Editorial e pela sua Direção.

Ficha Técnica do Autoclube

N.º de Registo do Título 126899

Propriedade e Edição: Automóvel Club de Portugal

Sede: Rua Rosa Araújo, nrs.24-26, 1250-195 Lisboa

Contactos: (+351) 213 180 110 / [email protected]

Nº de Registo de Pessoa Coletiva: 500700800

Direção Editorial

Publisher: Rosário Abreu Lima

Diretor Executivo: António Xavier

Redação: Mário Vasconcellos | Ricardo Paz Barroso

Gestor de Conteúdos e Redes Sociais: Miguel Fonseca

Design Gráfico: Catarina Rodrigues

Multimédia: Movielight– Produções de Audiovisuais e Multimédia, Lda., pessoa coletiva n.º 506398188, com sede no Taguspartk Núcleo Central 366,2780-920 Oeiras.

Direção Técnica: Damien Santos | Rui Alves

Publicidade: Tomaz Alpoim | Francisco Pinto

scroll up