Como aumentar a vida da bateria do seu carro

Sugestões para otimizar a carga e o tempo de vida útil de uma bateria auto

A bateria é um dos componentes fundamentais num carro e numa moto. A sua função é fornecer toda a energia que dá vida ao motor e aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos.

No entanto, o seu bom funcionamento depende de vários fatores, entre os quais a temperatura e a utilização do veículo. Apesar destas variáveis, é possível estabelecer orientações básicas que permitem otimizar a carga e o tempo de vida útil das baterias dos automóveis e motociclos a combustão.

Que fatores influenciam a duração da bateria de um carro ou moto?

A duração média de uma bateria automóvel situa-se entre os 3 e os 5 anos, mas pode variar muito em função de fatores como o estilo de condução, o tipo de percursos efetuados, a utilização que se dá ao veículo, a fatores ambientais e à própria manutenção da bateria.

A bateria em si é igualmente importante, visto que muitas vezes oferece uma capacidade distinta, conforme a sua qualidade e a marca.

A carga da bateria

Em relação à manutenção da carga das baterias para automóveis e motos alimentados por combustível, existem duas alternativas: possuir um carregador de baterias ou, simplesmente, fazer quilómetros.

No primeiro caso, devem ligar-se as pinças do carregador a ambos os terminais da bateria e deixar carregar durante 24 horas (consulte igualmente as instruções do veículo ou do manual do carregador). A bateria é então submetida a ciclos (processos de carga) que otimizam o respetivo nível de carga.

A outra opção passa por ir para a estrada e fazer quilómetros, sendo aconselhável para um nível de carga aceitável, percorrer um mínimo de duas horas - especialmente se os seus hábitos de utilização do carro forem frequentemente curtos.

Por outro lado, se a bateria fica sem energia muito rapidamente, é possível que o problema tenha origem no alternador, o qual deverá ser inspecionado.

Se a bateria do seu carro ou moto deixar de funcionar, a Assistência em Viagem ACP vai ter consigo a qualquer hora e onde quer que esteja, substituindo-a por uma nova e adequada ao seu veículo.

Conselhos para aumentar a vida da bateria

  1. Atenção às temperaturas extremas

    Nem sempre é possível, mas deve evitar ter o veículo parado muito tempo em ambientes que ultrapassem os 30 graus ou abaixo dos 5 graus centígrados.

  2. Evite percursos demasiado curtos

    Ao arrancar, a bateria efetua um esforço maior. Se ligar e desligar o carro em curtos espaços de tempo estará a contribuir para um maior desgaste, porque as baterias necessitam de alguns minutos e de alguns quilómetros, para regenerarem a sua carga.

  3. Evite consumos elétricos desnecessários com o motor desligado

    Reduza o tempo ou desligue equipamentos sem que o motor esteja em funcionamento - como o rádio, o gps, o sistema de iluminação e o sistema de aquecimento/refrigeração. Se o fizer, evitará um desgaste prematuro da bateria.

  4. Não deixe o carro parado durante longos períodos de tempo

    Se prevê deixar o carro parado muito tempo, desligue a bateria retirando a ligação ao borne negativo.

  5. Manutenção dos bornes

    Com o tempo, é habitual formar-se uma película branca ao redor dos bornes que deverá limpar. Verifique estes terminais regularmente, de modo a prolongar a vida da bateria.


A duração de uma bateria de automóvel ou de moto pode variar em função de muitos fatores. Em termos de carga, deve ter-se em atenção o bom funcionamento do alternador. Lembre-se de verificar a bateria regularmente, sendo fundamental um bom cuidado e manutenção, de modo a otimizar as cargas e a prolongar o seu tempo de vida.

O ACP proporciona aos seus sócios um diagnóstico gratuito ao estado da bateria do seu carro e ainda uma vasta oferta de baterias a preços exclusivos, com instalação gratuita e prazo de garantia alargada de 3 anos.


Conheça o serviço de baterias ACP Ultra
Saiba mais

scroll up